Sunday, March 20, 2005

DiaP

, de Pai. Ontem. Recebi dois Filhos bem dispostos, um marcador de páginas para livros, e um desenho com dois poemas. Ela, concebeu-o, ele, escreveu-o. Aproveitei-me. Mais abraços e beijos de agradecimento. Muitos. Eles sabem a importância que dou a estas coisas. Falámos do filme que iríamos ver, acordámos na rapariga de um milhão de dólares. Almoço? na Pizza Hut. Entretanto, ordenaram-me que fechasse mais o impermeável, porque não se veste uma t-shirt amarela com calças azuis. “Eh, … desde quando?”, “Desde que eu te digo”, “Mas eu gosto muito do amarelo em dias mais quentes ….”, “Não se usa amarelo com o azul …”. Cada vez me espanto mais com estas mudanças de gosto dos Filhotes. Pois seja, mas olhem que, quando formos almoçar, vou tirar o impermeável. “Sentado, não se vê”. Conversámos, sobre tudo e sobre a Pizza Hut. Expliquei à filhota que, quando o mano era pequenino, nós fazíamos férias em Setembro e, até mesmo, em Outubro. Nessa altura, íamos, muitas vezes, à Pizza Hut de Albufeira. E que sim, já então se podiam encomendar pizzas para casa. O que fazíamos, quando a fila de espera era grande. E que não, não tinham rapazes de mota para as entregar. Do filme, tive pena do fim. Trocámos impressões sobre o assunto, eu sou contra aquela opção, e contra a insensatez de se querer ganhar no jogo da vida, custe o que custar, de forma suicida. Dei-me como exemplo, mais ao meu joelho, prematuramente acabado. O Filhote discordou, seria uma questão de sorte. À noite, depois do jantar, pediram-me para alugarem DVD’s. Foram, quase, sesssões contínuas. Mas, antes, fomos ver os “meus” Avós, que eu também tenho Pai e Mãe. Já em casa, durante o segundo filme, estive por várias vezes a “virar-me para o outro lado”, mas eles não me deixavam. Dei por a filhota acordar-me às três e meia da manhã, pedindo-me para a acompanhar ao seu quarto. Foi a primeira vez, desde que me “desapareceu” de casa, há quase um ano, que dormiu no seu quarto. Depois, não consegui pregar olho. Fiquei-me, saboreando o respirar deles, olhando-os, ora a um, ora a outro. Às onze tocou o telemóvel dele. Era a Mãe, que se despachassem, porque iam almoçar a casa da outra Avó. Fui atrasando a saída, “acordem, mas devagarinho, ou ficam mal dispostos”. Assim fizeram, levantaram-se às onze e meia, cantarolando, vestiram-se, “Porque não tomam banho?”, “Não trouxemos roupa lavada”. Deixei-os na Mãe e, ao contrário do que gostaria, não fiquei saciado. Que dôr, tão profunda, que se acumula, em cada separação. Não fiquei bem, nem quis fazer mais nada, durante o resto do dia. Declinei o convite de amigos, porque queria pensar neles, em mim e na na minha vida de Pai. Algures, na televisão, referiam que um Pai divorciado, em média, não estava com os filhos mais do que 4 dias por mês. Eu, se incluir as férias, ao contabilizar as horas em que estou com os meus, concluí que 4 dias é formidável. Gostava muito de os ter comigo, pelo menos, dia sim, dia não. Mais uma vez, agarrei-me à lembrança que me foi oferecida neste dia de Pai. E àquele postalzinho com um desenho e dois poemas. Que, cuidadosamente, vou emoldurar. Obrigado, Filhos.

Domingo, 20 de Março de 2005

18 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Desde qd amarelo com azul ñ combina??? "Ouro sobre azul" fica ou não fica bem?!!
Eheheh

Valentina

11:15 AM  
Blogger Tão só, um Pai said...

He, he, ouro sobre azul, não me tinha lembrado dessa ... e não vou esquecê-la ...

11:41 AM  
Anonymous Anonymous said...

Ó pai, deixaste-me triste.

Nem sei o que dizer da tua tristeza, da tua separação.

Um beijinho!
Xana
http://odiaadia.blogspot.com/

12:13 PM  
Blogger Vilma said...

Sou filha de pais separados e sei bem o que é a dor de filho... mas gostei de ler o lado da dôr do pai...Acima de tudo, continue sempre a dar-lhes muito amor de forma que eles nunca sintam a sua ausência... e pelo que li, já vi que sim.

12:22 PM  
Blogger Ana João said...

o dia do pai passei-o com o pai!
ele não liga muito a prendinhas, mas lá dissemos os três "feliz dia do pai, gosto muito de ti e coisas assim..." :) ele gostou "ai essa lágrima no canto do olho!" lol

no caso dos meus pais as coisas são diferentes...os fins de semana são passados com a mãe, o pai "aguenta" durante a semana! lol

acho que entendo aquilo que sentes de não os ter ao teu lado todos os dias...a minha mãe costuma falar-me disso...é oq eu ela sente!
ainda assim são momentos, aqueles em que estás com eles, que ficam para sempre, que te fazem apreciar cada minuto...tnes que inventar um dia do pai em cada fim de semana! lol
fica bem

1:42 PM  
Blogger Anna^ said...

Ficou a saudade mas também a recordação terna de um dia cheio de amor....Parabéns :)

bjokas

2:48 PM  
Blogger Tão só, um Pai said...

Obrigado pelas vossas palavras de alento, e pela vossa companhia. Hoje, gostava de sorrir, com os meus antigos desabafos, do tipo "Socorrrooooo! Tirem-me daqui estes melgas! Não há aí ninguém que me fique com eles, para eu ir de férias?".
Só que, já não lhes acho muita piada.

3:42 PM  
Blogger Maria João said...

Olá!

Parece que foi um super dia do Pai, afinal. Não olhes as coisas com mágoa. Eles estão vivos e de boa saúde.

Aproveita todos esses momentos, sorve-os com alegria, não com tristeza e nostalgia pensando no que poderia ter sido e não é. O que interessa é que lhes faças sentir que os amas, mesmo de azul e amarelo :0)

Tudo de bom, tá?

5:12 PM  
Blogger Tão só, um Pai said...

"... como é, e não como poderia ter sido ..."
Sinto conforto nestas palavras. Obrigado, João.

5:26 PM  
Blogger Mãe Babada said...

UM DIA ESPECIAL, QUE ALGUÉM MUITO ESPECIAL MERECIA TER TODOS OS DIAS!

Um Abraço

Sandra

5:31 PM  
Blogger Tão só, um Pai said...

Obrigadão, Sandra!

6:45 PM  
Blogger Euroafricana said...

Uma ternura de ambas as partes, Pai e filhos!
xi♥

6:46 PM  
Blogger Nuno said...

Então "hombre"! Hoje estavas tão inspirado! Gostei mesmo muito do que me escreveste!
Obrigado!
E força! Não fiques assim! Tenta fazer com que todos os dias que eles estão contigo sejam "Dia do Pai"... Tenta fazer sempre coisas especias!

Um abração!

12:19 AM  
Blogger Tão só, um Pai said...

Hei, obrigado, amigão!

9:11 AM  
Blogger Karla said...

Um comentário atrasado para reiterar tudo o que já foi dito. Um beijinho :)

10:21 AM  
Blogger Tão só, um Pai said...

Carla, obrigado, também, pela atenção.

6:44 PM  
Blogger Mãe said...

Fiquei com o coração apertado com o que li.

Acho que pais assim com P maiúsculo deveriam passar mais tempo com os filhos...,porque todo esse amor que tem para lhes dar.....não pode ficar guardado...nem ser "gasto" em apenas 4 dias.....por ano!

Um beijinho super-pai!

lacosdeternura.blogspot.com/

10:39 PM  
Blogger Tão só, um Pai said...

Julieta, obrigado pelas palavras gentis, e pela mensagem,
Um beijinho agradecido.

12:38 PM  

Post a Comment

<< Home