Friday, April 15, 2005

"Q'astões Literárgicas"

... entalado!

Gelou-se-me o sanguinho todo (que, senão o sabem, até é bem "quentucho"), todinho, quando li o "convite" da
Anninhas^. E agora? Vá de tomar uma banhoca quente, pra voltar ao real.

A minha relação com a livralhada é de ... amor e ódio. Topam? Tipo, ver um Mercedes de último modelo, a brilhar no "stand", e "É pá, c'a carripana tão gira vai ali, deixa-me lá ver o preço ... Ah, afinal, até nem tem grande piada, mesmo nenhuma ...!".

Depois, "a bem dezer", tenho dificuldade em entrar num livro "clássico". Bom, quando a capa é gira, até fico a olhar pr'ós bonecos, a pensar se "aquilo" terá alguma coisa a ver, com o que está dentro. E, se tem, já não vale apena ler, seja láo que for, porque a minha "sensibilidade" telepática já descortinou tudo.

Passada esta prova, Segue-se o "endosso", dum gajo qualquer, dizendo coisas porreiras do autor (sempre um pensador maravilhoso, o que até é bom, pró ego da gente ...), mais a sessão de "beijos e abraços", dirigidos a nomes q'a malta já conhece de longa data, e há muito que nos tratamos por "tu cá, tu lá". Pra não falar do, normalmente, acrescento da atenção tipo televisiva, "quero amandar um beijo prá minha mãe Alzira, aqui da televisão. E, pró mê pai Manel, que já faleceu, um abraço e que Deus o tenha". É comovente, fica bem. Mas não convence, aqui, o crente. Agora, fico mesmo chateado, qu'ando os gajos não dizem nem o nome do pai, nem o da mãe. "Aos meus Pais"? Qu'é isso? Tamos a brincar, ou quê? Pá, esqueceste-te do nome da mãezinha e do paizinho, ou tás com vergonha do nome deles, hã? Ó menos, podias adizer "Pá, pó casalito de velhotes porreiritos qu'a pariu aqui o melga das letras, e c'agora está aqui feito num mangas porreiro da vida, Pá!"... Assim, sim!

Finalmente, a "Introdução". ... ... Êêê lááá! .... E fico desconfiado. Já o sou, por natureza. Mas, caio sempre na esparrela. Vou ver, outra vez, a capa do livro, não vá alguém ter-se enganado, ou na compra, ou na oferta que me fez. Há que ter calma e muito cuidado. Nunca se sabe a verdadeira "natureza", por trás de tão subtil proposta ... Ainda não percebi bem, aquela dos meus colegas de escola terminal (como chamo a essas coisas universitárias), ao me oferecerem as obras completas da Playboy, neste, e último, Natal. Embrulhilho lindo (bolas, ó pessoal, eu até pensei que fossem umas garrafitas desse vinho ...), por dentro, um caixotinho de cartão, daqueles de escritório, onde vêm as folhas para impressoras e fotocopiadoras. Com uma colecção de revistinhas, por sinal bem valiosas (sim, números mais antigos, com elevada "cotação" no mercado) e cheias de coisas "porreiras". Lá esteve aquilo, ali, na árvore de Natal, ao pé da Sagrada Família, até que chegou o Santo dia. E eu, todo porreiro, por ter mais uma prendinha, vou de dizer ao resto da famelga ... "Ó pessoal, olha o qu'a m'a deu o Pai Natal! Possa, qu'é grand'e p'asada". A moçanhada nem esperou pela autorização, os avós debruçados, cheios de curiosidade, e eu, paciente, mais atrás, á espera do resultado. Estranhei o silêncio inicial, o abanar de cabeça reprovador da avózeca, o sorriso do avô, a risadinha do Filhote, a Filhota e a Sobrinhota a olharem uma para a outra e, depois, para mim, com o desprezo estampado no rosto. Pois, ó amigalhaços, obrigadinho, tá? Obrigadinho!

E onde é que íamos nesta história? Ah, pois, nisso da "Intr*#$#&%$", quero dizer, "Intr§@*++*\*?" ... isto, hoje, está difícil, mas percebem, "óraite"?
Bom, estando parcialmente acalmados os receios iniciais, após consulta do "índece", fecho um olho e começo a ler a dita com o outro. Sou poupado, nesta coisa dos olhinhos ... sempre desconfiado. Quando chego ao fim, tenho uma sensação de já não me lembrar, muito bem, do início "introdutório". Malandrice à parte, até rima com "supositório". Maldita desconfiança. Olhem, que se dane. Já tá na hora de apagar a luz. Amanhã, logo se vê, ou apago a luz e tento dormir qualquer coisita, ou apago a luz e ... fico a pensar no que o raio do livro me estava a querer dizer ... não vale a pena, fica prá manhã, hoje tenho a cabeça cheia de dois olhitos de esmeralda, que m' andam pr' áqui á' tazanar o juízo ... acho que prefiro este "livrito" ... ai, ai ... ó ... ó srs. olhitos, por aí não, tá muita escuro ...



"É pá, responde lá ao ráio das "Q'astões", pá! "

... "num" é preciso gritares. Prontes, antão tá bem ...



*Não podendo sair do Fahrenheit 451, que livro quererias ser?

... Far' o quê? Pá ... isto, assim, até parece aquela adivinha q'o pessoal da escola contava, "se não fosses funileiro, o que gostavas de ser?". Lá está um gajo, outra vez, desconfiado. Pá, a bem dizer ... não sei, não. Uma vez gramei duas horas da filme c'um nome parecido, pá. Acho que foi na esplanada da "nova" cinemateca. Quando cheguei ao fim, aqui o "assento" já não s' alevantava, porque tinha feito uma osmose com a tábua do apoio. Fora isso, aquela obra d'arte era chata à brava, acho qu'era dum "franciú" qu'a dava pelo nome de "Trufas", qu' até são umas batatas enfezadas e muita caras. Acho q' aquilo, quando foi filmado, eu tinha pr' aí 8 anos, e andava a caçar pássaros ali prós lados de Cahora Bassa. Por isso, até achei piada à lembrança da pardalada abundante, amais outra bicharada engraçada que por lá havia. Pá, mas quem foi o gajo c'a copiou o filme pró livro? Hã? Isso é roubo e aldrabice!

... hã, queres o livro prá resposta?

Bom, então, será aquele que comprei na feira de antiguidades de Oeiras (até está bem, prá idade do filme) .... ah, aqui está ...

Anónimo."Memórias Indigestas". [Colecção inacabada de contos]. Edição do Autor. [Sem data visível ou estimável].

Pois, de acordo com o alfarrabista, esta valiosa e rara obra, contém desgraças e tristezas sem fim, escritas por um, também, desgraçado, que passava as noites com dor de barriga e, vai daí, levava um caderninho pró assento, apontando suas agonias. Tenho sempre esta obra de maravilhosa arte à minha cabeceira.


*
Já alguma vez ficaste apanhadinho(a) por um personagem de ficção?

Pá, tão loucos, qu'abuso de confiança é esse, hã? ... Devassar os sonhos íntimos dum "gaijo"? Tábém. Olhem, se querem molho, aqui vai.

Sim, já me apaixonei por gente dessa. Primeiro, quando tinha 6 anitos, foi a Branca de Neve. Aos 7, foi a Bela Adormecida, aos 11, a Mulher do Superhomem, aos 15, a Brigite Bardot, aos 20, a Bo Dereck, aos 30, a Sharon Stone, aos 40, a Clauda Schiffer, aos 45, a Claudia Schifer (que querem? Com a idade, um gajo começa a fidelizar-se à marca) e ... ah, tenho que parar aqui, é? ... atão tábém ... a bem dezer, andam pr' áqui uns olhitos virtuais de esmeralda, a atazanar-me o juízo ...



*Qual foi o último livro que compraste?


Os que ofereci no Natal, e um de receitas de massas italianas, que ofereci a mim.

*Qual o último livro que leste?

Estou sempre a ler o: Martin Simons."Model Aircraft Aerodynamics". Fourth Edition.[2002? ... talvez.]
Que querem, gosto de voar ...


*Que livros estás a ler?

Para além daquele, o das massas italianas.

*Cinco livros que levarias para uma ilha

Pá, isso já não se usa. Levava o portátil, um alimentador de células foto-voltaicas eléctricas, com acesso à neti por satélite, o cartão de crédito e ... CD´s com as obras completas da minha adolescência (Stefan Zweig, o pinga amor do Balzac -bem melhor c'ó Prozac, coisas do Eça, Júlio Diniz, Hemingway, Alves Redol e muitos, muitos outros sonhadores de todos os tempos). De vez em quando, encomendava umas novidades nessas lojas virtuais, com entrega por pára-quedas, sobre a ilha.

*Três pessoas a quem vais passar este testemunho e porquê?

Pá, não sei se posso dizer, os gajos são malucos e ... lá se ia a minha credibilidade de "Papá bem comportadinho". Quanto ao porquê, olhem, porque gostava de me rir um bocado, lá naquela ilha taralhoca.

20 Comments:

Blogger Mãe Babada said...

Foi giro ver-te responder a este questionário. é q se fores ao meu site tb vês que te pedia para o responderes!
Mas que concorrido estás!!

Bjos

Sandra

6:58 PM  
Blogger Tão só, um Pai said...

... pois, até pareço aqueles cachorros que foram os mais enfezados da ninhada, e que ninguém quis ... obrigado, a ti e á Anna, por se lembrarem de mim ...

7:25 PM  
Blogger Anna^ said...

AHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA

Hilariante!!!!!!
Nunca me ri tanto a ler um post.Ó pá tu tens mesmo jeito para a escrita...seja ela que género fôr.
Gostei...Adorei esse teu sentido de humor...delicia-nos tb com essa tua faceta...volta e meia..ok?

bjokas ":o)

7:34 PM  
Blogger Jolie said...

Um brilharete foi o que arranjaste com tal novela literária!!!

Gostei e estou como a Anna^ repete--- please!!!

Beijinhos
Sandra

7:51 PM  
Blogger Mitsou said...

Que maravilha! Até chorei a rir! Um beijo :))))

9:48 PM  
Blogger Eva Lima said...

hi!hi!.........
he!he!..........
ha!ha!............
P.S....mas levavas o Eça, olariló.....

10:12 PM  
Blogger Ana João said...

mto bom! adorei este post...humor refinado o teu! lol
tens jeito pas esta coisa da escrita...sem introdução!

10:37 PM  
Blogger Nuno said...

Vá lá! Alguém que me compreenda e não leve livros para uma ilha.... :P

11:01 PM  
Blogger andorinha said...

Mais uma vez a Anna^disse as coisas por mim:)
Tal como ela digo - repete, please!

11:57 PM  
Blogger Mitsou said...

Cahora Bassa? :)

2:24 AM  
Blogger Raquel Vasconcelos said...

Aproveitando um momento em que a filhota do namorado me relegou para terceira fila dizendo que só coloca as gotas p os ouvidos dp de o pai ver o que aquilo é realmente (o raio do otoceril...) e se n lhe faz mal ao q eu n resisti a responder q "ok então guarda-se o veneno p ratos até ele chegar..." - pronto, está bem... n sou mãe, hehehhe, e ainda digo aos amigos q a garota gosta de mim... :)
Bom... ia dizendo... aproveitei p observar as novidades "bloguísticas" e deparo-me com a confirmação de que o "pai" aqui deste lado é realmente uma criatura com verve e que sim sra... se tem sentimento é à séria, além de ter outras coisas mais!
Gostei muito e está aprovado :) Agora é q n pode faltar o cumprimento matinal ;)

Bom resto de fim de semana TsuP e todos os outros :*

10:42 PM  
Blogger Tão só, um Pai said...

Querridas e queridos amigos muito especiais (Mãe Babada, Ann^inhas, Sandra,Mitsou,Eva Lima, Ipressãodigital, Nuno - o Duarte, Andorinha, e Raquel Vasconcelos),

Obrigado, e muito, pelas vossas palavras, pela bela e boa disposição. E pela visitinha sempre tão aguardada.

Gostava de ter, mais frequentemente, ter a disposição e oportunidade de brincar com estas "coisas sérias". As janelas de oportunidade são poucas mas, em surgindo, vai de "gozar à brava".

Um beijinho grande (o Nuno está dispensado deste) e um abraço apertado. Obrigado.

TsuP

9:44 AM  
Blogger Tão só, um Pai said...

Raquel,
Olá, com que então, estamos a fazer uma introdução a "mãezinha" da meninocha, hã? E olha que ser o "terceiro" da fila, já não é nada mau. Tipo "maninha" mais velha. Essa experiência deve ser, mesmo muito nova, para ela e para ti. Aprecia com um sorriso a teimosia da rapariga, a desconfiança que ela ainda te tem, vai registando as mudanças de comportamento. Afinal, estás a "alargar-lhe" os terrenos afectivos e, como um passarinho, os receios da piquena devem ser muitos.
Beijinho grande

P.S.

É claro que haverá, sempre, um olá matinal. Muito bom Domingo.

Estou a ouvir baladas do John Coltrane (só instrumentais).

9:52 AM  
Blogger Euroafricana said...

Olha, eu diria mesmo que melhor c'ó Prozac é ler este post fantastico! Mas que grande terapia !Fartei-me rir...acho até que vou rele-lo de vez em quando!... Puxa... estavas mesmo inspirado! Mesmo Muito Bom!
Um grande xi♥ e obrigada por este post

10:57 PM  
Blogger Tão só, um Pai said...

Ora, Euro, obrigado.
TsuP

7:32 AM  
Blogger Raquel Vasconcelos said...

Olá :) Esta relação já tem uns mesinhos... e sinceramente a mais desconfiada era eu... talvez pq qd tinha cerca de 8 anos já mudava a fralda ao mano e lhe aturava as birras, lhe dava o biberão e tomava conta dele enquanto a mamã tratava de algumas compras p a casa. Pode parecer impossível ou exagero da minha parte, mas é totalmente verdade... a criaturinha tinha cerca de 1 ano, ano e meio... e por vezes (pq a criaturinha cresceu...) parecia um verdadeiro ogre!
Agora surge-me uma garota de 10 anos, mas ninguém me pede que seja responsável por ela ;) é bem diferente. E é isso mesmo, género "maninha" mais velha :) Ela a tentar aproveitar-se do meu coração mole e eu a perceber tudo... (sim... q para tomar o xarope para a tosse que lhe costuma saber bem já n precisou q o papá verificasse a coisa... heheheh).
Chato é q por vezes sou a má da fita que lembra q certamente os trabalhos de casa ainda n estão feitos...
E ao mesmo tempo tento não trazer para este relacionamento a lembrança de que demasiadas vezes fui responsabilizada em excesso pelas asneiras, pelos esquecimentos dos chapéus ou casacos ou "sei lá mais o quê" e pelas teimosias e berrarias do mano.

1:32 PM  
Blogger Raquel Vasconcelos said...

PS: Só os 6.5 anos a menos é q sp o colocaram nesta posição previligiada, o malandro... hehehe
Mas gosto do mano ;)

1:34 PM  
Blogger Tão só, um Pai said...

Querida Raquel,
O teu relato é lindíssimo. Com que então, o xarope "marcha" que nem ginjas. Ah ... o otoceril faz frio e cheira mal ...

2:24 PM  
Blogger Raquel Vasconcelos said...

Querido "papá", achas lindíssimo... olha q te arrisca a ler umas 800 páginas de como tomar conta do irmão mais novo e como se desenvolvem instintos menos agradáveis perante a doce criatura que sabe perfeitamente como dar a volta à mamã em todas as ocasiões mas é sp "tão querido e afinal tens que ver que é mais novo que tu..." - e isto continuando a ser a frase da nossa vida já a criatura faz a barba... heheheheh

ok... ok... cof cof... tks :)

6:00 PM  
Blogger Tão só, um Pai said...

... ora ... também sou o maninho mais novo ... e gosto muito da minha (e única) maninha ... só que não sou, assim, tão mais novo ... mas deu jeito ...

7:51 PM  

Post a Comment

<< Home