Tuesday, February 15, 2005

Labirintos

Na Terça, garantiu-me: “Pai, os papéis, para a carta, vão-se buscar à seguradora F”. Indaguei junto de amigos, os meus. Na zona, só em Cascais e Algés. Na quarta saí mais cedo. Algés, 17:30, fechada. Horário? Para mim, fora de serviço, sempre. Na Quinta, “Call center”, atenderam, que não. “Filho, eles não sabem do que estou a falar”. “Pai, mas a chocapic disse que sim”. “Chocapic?”. “..., a C”. “E onde foi?”, “Em Dezembro no liceu da Madorna, durou 15 dias”. Porque não lhe telefonas, a confirmar? “… em Andorra, só volta no Domingo”. Falei-lhe do que li, numa revista, mencionando a Prevenção Rodoviária Portuguesa. Sugeri-lhe uma pesquisa na net. “Eu pergunto a outros lá na escola”. Sexta, ponto de situação: “Então, o que disseram?”. “Já sei, é em Paço d’Arcos”. Íamos lá no Sábado, para vermos onde fica. No dia, 10:30, “Estou a ir para aí.”. “Pai, ainda estava a dormir, pode ser à tarde?”, “É melhor de manhã, há mais coisas abertas, mais pessoas a quem perguntar”. Cumprimentos no encontro, beijos de pai e filho, de que agora tem menos vergonha, deixa-me feliz. “Entaõ, onde fica?”, “…é qualquer coisa chamada MZ”. Esquecera-se. “Não há problema, pergunta outra vez, ao teu colega”. Peremptório, “DGV, Direcção Geral de Viação, ao pé da BP”. Fomos perguntando, “…sabe onde é?”, que não, nunca tinham ouvido falar, nem a escola de condução, que fica lá ao pé, o sabia. Ficou abatido. “Não te preocupes, havemos de encontrar”, “falas com a chocapic e pesquisas na net”. Segunda, “Então, já sabes?”. A chocapic confirmou, papéis na seguradora F, aulas no da Madorna. “E a pesquisa na net?”. “A Mãe vai fazer”. Não percebi porquê, pressenti impasses, joguei-me ao Sapo, lá estava a PRP, licença especial, de condução, para 50cc, até os papéis, para a inscrição, lá estavam, quase todos. Que sim, inscrições, também entregues na seguradora F. Ligo, “aulas, Cascais e Oeiras? Na secundária do Penedo, ou Abóboda”. Secundária do Penedo, igual a liceu da Madorna. Tudo bate certo. Compus um e-mail, “edit, copy paste”, ficheiros “atachados”, “Filho, agora também é contigo”. “… que mais precisas?”. “Obrigado, Pai”. “Beijão p’a ti, Filhão”.

Hoje, progredimos. Segunda, 14 de Fevereiro de 2005.

3 Comments:

Blogger Tão só, um Pai said...

Tens razão, Ana.
Nesta idade, do "armário", já tem a voz grossa mas, por dentro, é tudo muito frágil ... há que tocar com cuidado. Levou-me tempo a perceber como é tão adulto numas coisas, e ainda bébé noutras. E que isso é normal nas "crianças" destas idades. Hoje, que o sei, mostro-lhe caminhos que conheço. Senão conheço, digo-lho. E o que faria, em situações assim. Não quero que os siga, aos meus caminhos, apenas que os conheça. Nem quero que acredite em mim, ou tome as minhas opiniões e valores como aquilo que deve seguir. Também erro, por isso prefiro que as pondere, a par do "diz que disse", dos amigos, da doutoria dos professores e do que a Mãe considere. Muitas vezes, apetece-me dizer, logo, que não concordo, mas prefiro perguntar "porquê", ou "para quê", e fazer com ele o caminho de ida, e o de volta, se necessário. Noutras, digo-llhe que não gosto, e confronto-o com outras realidades. Enfim, caminhos que conheço ...

12:55 PM  
Blogger Nuno said...

Como filho... aplaudo!

2:50 PM  
Blogger Ana João said...

gostei desse teu interesse! o teu filho sabe que pode contar...manha! lol

na quinta tenho exame d econdução1 não stresso (o problema é o estacinamento) lol

4:50 PM  

Post a Comment

<< Home