Wednesday, February 16, 2005

Traição

Frio de rachar. Era verão. Mas, em Vila Nova, as noites, de Mil Fontes, são mesmo frias. Ainda por cima, sendo noite de pescaria. Friezas de mulher, indignação de Mães, noite de traição, ciúmes dessa amante, sim, dessa, a de pescaria. Lá concordámos, que sim, não viríamos tarde, teríamos cuidado no regresso, queriam sossego, os miúdos dormiam. À despedida, afaguei o cachorro, sempre brincalhão, o meu novo amigo, o meu cúmplice silencioso. Ainda não lhe ouvira grande coisa. Lá rosnava, baixinho, enquanto nos roía as mãos, gania quando se aleijava, arfava porque corria. Já comentáramos o assunto. Diabo do bicho, já tinha idade para mostrar algum vozeirão. Pois bem, vamos aos carapaus. Fez-se tarde. Peixe? Mesmo nada. Frio? Por demais. A Noite, já na madrugada e, “Ó pessoal, que tal deixarmos o resto do peixe p’rá manhã? Senão, ainda se acabam …”. Que sim, vamos primeiro ali, aquecer o espírito. No fim, despedimo-nos, abafando o riso, com um “Então, bom dia!”. Ah, que bela, a vida. Hoje, dormiria na sala e, os pequenos, com a mãe. Pé ante pé, entrei. Uns ressonam, outros assobiam. Sala com ele, fecha-se a porta, já me safei, luz acesa para …, e aquilo aconteceu. Esse, o meu amigo, nem me conheceu, tomou-me por bandido, tudo acordado, grande o reboliço e, quanto mais me escondia, mais me ladrava. E ladrou que se fartou, via-se que gostava, assim, de ladrar por ladrar, não se calava. Por pouco, não veio a polícia mas, até ao fim, acabou-se a pescaria.

Hoje, prenderam-me. Quarta, 16 de Fevereiro de 2005.

2 Comments:

Blogger Tão só, um Pai said...

Pois, vê lá, tomou-lhe o gosto, logo naquela altura. Concluímos que foi do susto, quando me viu entrar disfarçado de pescador. Depois disso, pregou-me outras. Sempre comigo. Quando chegava mais fora de hora, ou do trabalho ou de voltas com os amigos, ainda ia no R/c e, ele do 2º, já ladrava. Tinha que subir as escadas a correr.

3:45 PM  
Blogger Ana João said...

lolol - voltei a rir!

e não é que deu ar da sua raça! :)

afinal tinha vozeirão o cão!
també, que diabo interromper o sossego da manhã, que coisa!!

4:56 PM  

Post a Comment

<< Home