Wednesday, April 12, 2006

O Amor, a Creatividade ... ou lá o que isso fôr.

Sonhar com o que não existe e matutar como o poderíamos alcançar, é um espaço a que me reservei, algo que solitariamente apenas a mim pertence, muito cá dentro, no meu íntimo. Chamo-lhe "a minha fonte da re-criação da vida".
Simplesmente, gosto de sonhar. E vocês nem sabem o que eu gostaria de inventar. Por vezes, dou comigo a pensar em coisas que poderiam mudar o mundo. Depois, descubro num qualquer programa de televisão, que alguém está a trabalhar no assunto.
Nos tachos, gosto de experimentar coisas saudáveis, que não me levem uma manhã na cozinha, nem recorram a refeições pré-cozinhadas (essas, também, uma bela invenção). Não sendo um amante de peixe, por vezes engano o resultado final, a meu contento. Gostaria saber fazer um bom biryani de camarão, e outros pratos desse imenso mundo, que é a Índia. É claro que, depois, alterá-los-ia. Isto, para não falar de alguns truques da cozinha italiana. Dedico, também, algum do meu pensamento à forma de eliminar algumas componentes menos saudáveis em receitas alentejanas que, para mim, será uma das cozinhas tradicionais portuguesas mais genuínas. O melhor atum de cebolada que já comi, na vida, era e foi o cozinhado por um tio meu, do Algarve. Mas essa excelente pessoa, ao contrário do que se poderá pensar, não era algarvio, mas madeirense. Ao tradicional manjar da sua terra natal, adicionou ideias suas e outas "experimentações" algarvias. O resultado sempre foi divinal.
Na pesca, sempre fui criticado por "estar sempre a inventar", sem grandes sucessos, na forma como construía e construo os meus aparelhos ("baixadas", para os entendidos). Gosto de procurar e experimentar "aquilo que pode fazer a diferença" em relação ao que existe e que acho ... "insuficiente". Facto curioso, todos os meus companheiros de pesca aparecem, sempre, com uns novos "truques" para enganar o peixe. Segredos iniciáticos que com eles conservam, para sempre. Ao que o sonho nos leva, até para enganar o peixe.

Já na faculdade, num teste de matemática, inventei uma demonstração em três passos que, na aula e nos compêndios, era feita em cerca de 5 linhas. Nesse teste, numa escala de 1 a 20, tive 5, ou seja, a cotação da pergunta a que me dediquei. Amei aquele desafio.

Um ensino que não seja capaz de desafiar as mentes e a inventividade de cada um, em cada parágrafo, em cada vírgula, em cada acento, é algo que nos mata a felicidade e a auto-estima.
Lembro-me de, com os filhotes ainda pequenos, eles se preocuparem em desenhar as maçãs muito vermelhinhas. E eu desenhava-as azuis. Expliquei-lhes que, por não haverem maçãs azuis, como eu as queria e tinha no meu pensamento, só no desenho conseguia encontrá-las.
Mas a professora queria as maçãs vermelhinhas, numa árvore desenhada como as que encontramos na "realidade". Enfim, parâmetros necessários para a capacidade de representar a realidade, coisas que se medem nas nossas crianças.
Pois, crianças que precisam do seu tempo e espaço, para descobrirem um sonho, onde ponham e de onde retirem a sua auto-estima, o seu orgulho, ignorando, numa bofetada de luva branca, o escárnio ou os juízos pré-concebidos e acumulados pelos seus professores. Tempo e espaço para gozarem o ar da praia, do verão, da primavera.
Tenho um filho que outros consideram "difícil", mas em cujas angústias e insatisfações me revejo no dia a dia, e até na minha vida. Não sinto culpa, mas compreensão, com aquele amor quente e benevolente, que se sente por um filho. Porque o sofrimento dele, é o meu.
Desejava ser, para ele, um melhor exemplo de homem e pessoa, ultrapassando todas as minhas limitações, as do passado e, de preferência, as do presente. Resta-me inventar, sonhar, dedicar-lhe o meu pensamento para lhe mostrar que existem muitos sonhos por perseguir, e não apenas os pesadelos que o angustiam. Que, por vezes, há um sonho que se torna tão claro e nos indica um caminho, a nossa genuína invenção da vida, que está para além do que nos é impingido pela televisão, enquanto modelo de felicidade, e do padrão cultural da esperteza saloia. Se queres muda de vida, mas não vivas contrafeito. Eu e tua mãe não estamos a atirar a toalha ao tapete, apenas a saltar para o ring e abanar-te com ela, para que recuperes o fôlego para o próximo passo.
Para ti, meu filho, o meu abraço apertado, com aquele beijo, que umas vezes aceitas e, outras, não.

9 Comments:

Blogger Eva Lima said...

Li, reli e fiquei pequenina.
Eu ando por aqui enrolada na toalha...nem apanho nem atiro.

É mais simples quando são pikenos, definitivamente!

11:04 PM  
Anonymous Anonymous said...

"Desejava ser, para ele, um melhor exemplo de homem e pessoa"...

...ele pode é não ter ainda reparado no Pai que tu és...e no privilégio que tem, por isso! Mas ele chega lá!
Não duvides! ...afinal, é feito do mesmo "material" que tu, verdade?

Um beijo, grande!

10:14 AM  
Anonymous Anonymous said...

Lembraste-me a primeira vez que te li...
Nesse dia, chorei a bom chorar... Hoje não. Tentei imaginar-te de chapéu de cozinheiro,... numa cozinha alentejana... prova daqui, prova dali... Um vinho bom... mais um toque de mágica... e de repente num castelo fantástico lá estás tu, num pomar, só teu... Cheio de morangos azuis... :-)

Eles, surgem lá de não se sabe de onde, e vêm com eles próprios pela mão... De diferentes tamanhos... Na confusão, estamos também Nós, naquilo que sonhamos para eles ... e um dia, par Nós, também...

Amei este teu texto...
Levaste-me a um mundo imaginário, que por vezes esqueço... e onde só vou com o Besnico pela Mão...

Vou pensar, num arroz de marisco... que possa ser degustado, por alérgicos... Beijos!

4:51 PM  
Blogger OnlyMe said...

Q bom estares de volta. Agora nao tenho mto tempo. Prometo q volto!! Uma boa Páscoa. Bjssssss

12:14 PM  
Blogger DIV de divertida said...

Tropecei no teu blog.
Delicioso!!!

3:18 PM  
Blogger CVJ said...

Passei por aqui por acaso...
Fantástico.
Continuação

1:19 AM  
Blogger Rita Coelho said...

Um sorriso de quem degusta deliciada, as pontas dos dedos, lambusados de chocolate cor-de-rosa!

10:35 AM  
Anonymous Anonymous said...

This is very interesting site... sports and laundry hampers 2006 chrysler pt crusier Her pussy after gang bang Cute blonde petite girl rockville youth sports association Polska meridia Siouxland grants and scholarships wholesale vintage reproduction dresses http://www.pain-relief-6.info lesbian small teen tits sport pilot lakeland show Commercial dual cpus cluster installed mpich Eternity and engagement ring designs rectangle area rug Us tennis pro Ez parental control professional sports teams prenatal vitamins autism Fenders for a 1971 pontiac lemans

1:24 AM  
Anonymous Anonymous said...

Uma proposta decente: familia-mono-parental.blogspot.com
Aparece!

1:24 AM  

Post a Comment

<< Home