Tuesday, May 10, 2005

11, da menina

...

Alegria que morre, afunda-se numa tristeza profunda.

Pela segunda vez, não a abracei, não a beijei, como só se abraça e ama a quem se quer mais do que a própria vida, a quem se dá essa ternura infinita, este calor que arde tanto e que mata quando não é dado a outra vida.

Meu Deus, como te amo tanto, meu amor eterno, minha filha.

E recordo-te, de como nos ligámos mesmo antes de nasceres, e os silêncios se falaram de forma inaudível, de ser acusado por só ter os olhos em ti, de não te tratar pelo nome e andar sempre a falar da “menina” para aqui, e para ali.


Um dia, morri, e senti que tu, também nesse dia, morreste de mim. Fomos ao cinema, ambos tremiamos. Eu, pela perda da tua mãe. Meu Deus, como gemia em sofrimento. Tu, não me deste a mão. Percebi que te separaras e cortaste o cordão umbilical que nos ligara. Nesse memento, pela segunda vez, morri. Morro sempre que te vejo, por já não sentir a tua entrega no meu peito. Mas, às vezes, quando estamos sós e te sentas ao meu colo, sinto que somos, de novo, um só.

Meu amor, minha filha, sofro e choro de alegria, neste teu dia de aniversário. Em segredo, no meu isolado degredo, vejo-te ao longe e adoro-te. Serás sempre a minha adorável menina.

Obrigado, Deus, pelos seus 11 anos de vida.

...

23 Comments:

Blogger AnaBond said...

Custa-me ler estas coisas, sinceramente...

Ela um dia há-de renascer para ti... e tu irás sempre amá-la.

Um beijo por este dia...

10:55 AM  
Anonymous Anonymous said...

Fiquei esmagado, com o sentimento nesta mensagem, talvez por saber o que me espara daqui por uns escassos dois meses...... não é fácil, mas...não há mas. Habituamo-nos a pensar que nada nem ninguém a não ser nós próprios, pode nos fazer mal ou ir abaixo, e no entanto quando se trata de um filho(a), como tudo fica diferente. Espero do fundo de mim, que no 12º aniversário, já nada tenha de ser assim....

Excelsior

11:19 AM  
Blogger Anna^ said...

Fiquei sem palavras...comovida...seria uma dor q n conseguiria tb eu aguentar mas tb uma dor q n permitiria q magoasse o "outro" lado.Pq n consigo conceber uma separação de filhos por causa de uma separação de pais!
Mas ela vai crescer TSuP, e vais ver a facilidade com q vais sentir o seu amor.

Um beijo tb para ti...pelo aniversário dela! :)

bjokas ":o)

11:23 AM  
Blogger Jolie said...

Pois... as palavras custam a sair para transmitir alguma força mas a verdade pura e dura é que os pais amam os seus filhos incondicionalmente. E se é verdade que de alguma forma ela agora parece distante, mantem-te perto. Não há melhor porto de abrigo que os nossos pais. E mais ano ou menos ano, ela vai precisar de largar âncora em algum lado.

Parabéns papá!

Beijinhos
Sandra

12:15 PM  
Blogger Anita said...

A espera poderá ser longa ou não, a espera pela sua compreensão, para entender que a separação não passou por ela,que o amor de Pai e de Mãe continuam, talvez maiores ainda, mesmo sem o deles permanecer...
Tem que haver compreensão recíproca... os filhos perdem a noção da família nessas alturas, parece k tudo se desmorona sem que nada possam fazer e é através dessa incapacidade que nasce a revolta onde tentam culpabilizar alguém, na maioria, os pais...

Parabéns para a menina e para o Pai que tanta coragem tem demonstrado ...

*guida*

12:47 PM  
Blogger Xana said...

Fico tão triste só de ler. (Não)Imagino a tua tristeza com o sentir.

Beijinho!

12:47 PM  
Blogger LP said...

Claro que me fizeste chorar... Olha a tua MENINA tem sorte - muito mais sorte do que muitas que têm os pais diariamente.

Beijinhos grandes

1:32 PM  
Anonymous Anonymous said...

... se ele não os tivesse querido... se ele não os tivesse usado como moeda de troca para apaziguar não sei o quê porque nunca saberei a história toda...
Se ele não a tivesse destruído, a minha vida agora era outra. Nunca o vi e por vezes... por vezes apetecia-me dar-lhe um tiro. Deu cabo dela, tirou-lhos e nem foi por ele, destruiu-a e esteve anos sem os ver. Deixou-os entregues à mãe dele.
Sou tão egoísta... só queria que tivesse sido diferente, que ele não me tivesse destruído também a mim. Porque quando nasci ela já estava destruída.

3:30 PM  
Blogger Lyra said...

com onze anos...diz lhe isto! Isto que aqui escreveste! Escreve-lhe isto. Em forma de carta. Escreve. Dá-lhe. Para que leia e saiba. Porque com onze anos não sabemos nada, não conseguimos ver nada. Só o que nos dão a ler/ver.

3:39 PM  
Blogger Eva Lima said...

...estou sem palavras, de lágrimas nos olhos.
Não consigo sequer imaginar-me nessa situação. Seria demasido violento.
Um beijinho de coragem e de...parabéns.

5:33 PM  
Anonymous Anonymous said...

Sinto uma vontade imensa de gritar... vai lá... por Amor de Deus, da tua filha, do teu prórpio vai lá...

Explode... Diz que a Amas, leva-lhe umas calças giras...

Caramba Homem... aos 11 anos o mundo é nosso, nada nem ninguém nos impede de nada... Nada!

Os sentimentos, ~soa mais fortes que tudo, que o nada, que o mundo.

Tudo é forte, fortissimo e intenso. Tal e qual, tu tão bem escreves aqui.

Queria dizer-te, que não pares... Queira empurrar-te, puxar-te, obrigar-te a te impores a estares lá...

Mas, quem sabe és tu... Que quem está dentro do convento é que sabe o que está lá dentro...

Já desabafei... Ó raiva, que tristeza...

Parabéns Pai. Dou-tos, como Filha.

Partilhas

5:43 PM  
Blogger Maria João said...

Pai, sublime, como sempre.
Não te consigo dizer mais nada.
Um dia destes explico-te porquê.

Mas vai lá, bolas, e diz-lhe o que sentes! Escreve-lhe, caramba! Ela merece entender que Pai ela tem o privilégio de ter!

E já te disse por aqui algures que não são só as mães que têm cordão umbilical, homem! (Lá vem o enxofre outra vez! Sorry)

Um beijo. E parabéns! Pelos 11. E pelos que hão-de vir.

6:21 PM  
Blogger C_de_Ciranda said...

Compreendo-te amargamente. Tenho comigo, desde que ela nasceu, esse mesmo fantasma. Ecos distantes que se projectam, agora, neste presente e num fututuro ainda por vir. Ecos de mim própria. Ecos do passado que não quero reviver. Apesar de tudo, sofro calada por um futuro que espero que nunca chegue. E tudo farei para o atrasar ou impedir de chegar.

De qualquer modo, e mesmo que esse cordão umbilical de corte, não haverá outros? Não construimos nós, ao longo da vida, essas frágeis, porém inúmeras, pontes que nos ligam entre nós? Pensa nisso... :)

Beijinhos pai,

*** Ciranda

7:56 PM  
Blogger Cláudia said...

Pai, bem sei que estas palavras de nada valem perante tal situação. Mas tenho a certeza que ela sabe que tu estarás sempre presente. E o amor que lhe transmites, mesmo que a uma distância forçada, chega de certeza àquele doce coração.
Um beijo mimado muito grande para ti, por seres o pai que és (quando muitos simplesmente viram as costas e se descartam...) e por optares pelo caminho mais difícil.

9:23 PM  
Blogger Viuva Negra said...

è a preimeira vez que aqui vim , é estou de facto impresionada , para já acho que não vou acrescentar mais. Apesar de mulher talvez compreenda

http://oblogdaviuvanegra.blogspot.com

10:24 PM  
Blogger Fernanda said...

Lindo o post.
Lindas as palavras.
Mais lindo é o sentimento.
Um dia, vais ver que o cordão ainda se mantem ligado.
Um abraço
~º(",)º~
Fernanda

10:57 AM  
Blogger Confessionário said...

Fogo... não me importava que fosses meu pai. Eu gosto muito do meu; mas gostava de tb te poder dar o carinho de um filho e poder dizer-te que és um bom pai.
Parabéns pelos teus 11 anos de pai dessa menina. Apesar da sua distância ela deve ser tão maravilhosa como o pai.

2:52 PM  
Blogger scaf said...

Só de ler estas palavras fiquei com o coração a doer. Nem imagino o que é sofrer na pele tudo isso...
Peço desculpa se não tenho palavras que ajudem a confortar-te. Apenas quero dizer-te que deves ser um grande Pai!
Bjs
Susana

3:58 PM  
Blogger Mitsou said...

Não sabia. Juro que não sabia. Agora conheço-te melhor e peço-te desculpa por não visitar mais vezes esta tua casa da ternura. Por isso, atrasado mas comovido, deixo-te o meu beijinho de amizade e admiração pelo Pai que és.

5:14 PM  
Blogger Mãe Babada said...

Parabéns pelos 11 anos em q és pai...tão bom e sacrificado pai


fiquei sem palavras...

Bjo Gde

Sandra

2:43 PM  
Anonymous Anonymous said...

estou com um aperto no coração e vejo-me como a filha que também já não se senta ao colo do pai...

7:18 PM  
Blogger Ana Luísa said...

Como já várias pessoas referiram, nunca deixe de ver a sua filha nem de insistir para a ver, mesmo que ela não queira! Quando ela for adulta, acho que vai agradecer...
Conheço uma pessoa, da sua idade, que se "desligou" completamente da filha adolescente e esta atitude faz-me uma confusão! Como é possível não se querer saber dos filhos?!

11:51 AM  
Blogger Vilma said...

Já uma vez li algo teu que me angustiou porque sinto que estou a ler a angustia do meu pai... ele passou por isso mas o seu amor imenso por nós venceu... não desistas nunca deles! Mesmo que eles desistam de ti!

4:48 PM  

Post a Comment

<< Home