Friday, May 20, 2005

Almoço com Deus

Propôs-me um amigo, Confessionário de seu nome, um momento de reflexão, num almoço com Deus.


Imagina que Deus marcou um encontro contigo num determinado restaurante perto da tua casa. Imagina-te sentado/a ao Seu lado, a dialogar com Ele. E agora pergunto eu:

1 - Qual era a ementa que Lhe sugerias e porquê?

Serve-te do resto da minha vida, que é o que de mais precioso tenho, a seguir aos meus filhos. Sobra pouco, mas sei que esse pouco ficará em paz contigo.

2 - Que motivo teria Deus para querer almoçar contigo?

Ajudar-me na minha missão de homem, companheiro, filho, irmão, pai e amigo.

3 - Fazia-te perguntas acerca da Igreja. Que Lhe contavas?

Que a que conheço não não é aquela em que acredito, a da humildade, da tolerãncia, da solidariedade e modernidade.

4 - Dava-ta a possibilidade de te concretizar um desejo. Que pedias?

Que esteja sempre com os que mais Dele precisam.

5 - No final da refeição, pedia-te uma recordação. Que lhe oferecias?

A imagem dos meus filhos. São o que há de melhor no meu amor pela vida.

6 - Por fim, oferecias-Lhe um café com ou sem açúcar? Porquê?

Sem açúcar, simples e amargo, mas gostosamente vivo, como a minha alma.

7 - Quem pagava a conta?

Eu, agradecido.

8 - Quem vais sugerir (3 pessoas) para almoçar com Ele? E porquê?

Deixo que seja Ele a escolher, entre os que me vierem ler. Sirvam-se.

22 Comments:

Blogger Confessionário said...

Já li. Satisfiz a curiosidade. Foi muito bom ler-te. Aguardava mais algum deslumbre na tua escolha para o convite ao almoço... e, mesmo assim, aconteceu. Obrigado, amigo. Almoça com Ele muitas vezes!!

11:34 PM  
Blogger AnaBond said...

Fiquei muito ..... comovida não será bem a palavra que desejaria escrever (mas nestas horas será um pouco demais pedir que me lembre de tal).
As tuas palavras são sábias e gostei muito de ler... acho que ninguém responderá melhor.

11:46 PM  
Blogger LP said...

Lindo! Mereceste o almoço com Ele!

Beijinhos

11:05 PM  
Blogger Jolie said...

Olha pois se fosse eu a almoçar com Ele acho que não ia ser uma refeição nada tranquila... afinal tenho muito que aprender até chegar aos calcanhares das tuas respostas...

Fizeste-me pensar e obrigado por isso! (Obrigado também ao confessionário pela ideia genial)

Beijinhos
Sandra

11:47 AM  
Blogger Euroafricana said...

Um manjar dos Deuses!..Lindo!
beijao!

1:54 PM  
Anonymous Anonymous said...

Olá Pai.....tenho-te visitado, mas ainda nao te escrevi...venho-te agora pedir uma visita pf. Preciso da tua ajuda. És pai, certamente passaste por algo parecido....deixa-me umas palavras...

Um bjito

Sentida

7:03 PM  
Anonymous Anonymous said...

Adorei as tuas respostas. Reflectem uma enorme sabedoria e uma grande generosidade. Continuação de bom domingo para ti :-)

7:09 PM  
Anonymous Anonymous said...

1-Sonhos de paz em cama de massa folhada.Cada folha havería de se trincar com doçura.
2-Precisava de me indicar do caminho dos meus passos, na busca de sossegar o sofrimento dos outros.
3-Que não acredito num Deus castigador, como ela mo teima em mostrar.
4-Que pudesse resgatar as lágrimas de todos quantos sofrem(em especial as crianças) e mos deixasse levar comigo para um jardim de sorrisos.
5-Um beijo na testa, sinal de respeito e agradecimento.
6-Sem açúcar.Querería o gosto original, por certo,o demais sería ilusão.
7-Deixava que Ele a partilhasse comigo.
8-Vou contar a muitas pessoas este desafio.Só às que tiverem sensibilidade e humildade de o querer ouvir...

Boa semana

10:31 AM  
Blogger Vilma said...

Foi de certeza um almoço que agradou a ambos...;)!

10:39 AM  
Anonymous Anonymous said...

TsuP,

Leio o seu blogue mas não é meu costume comentar. Desta vez e a propósito deste "almoço com Deus" arrisco um comentário apenas para lhe deixar um link.

http://168.143.173.209/IWG_net.swf

O meu bem haja para si e que tudo corra pelo melhor com os seus filhos que têm um pai simplesmente fantástico.

5:07 PM  
Blogger Conceição Paulino said...

seria um interessnte almoço e rico diálogo. só k penso k podemos almoçar smp com ele e ele connosco. Bjs e;)

7:20 PM  
Blogger Blogger said...

realmente são sábias as tuas palavras.. humildade e simplicidade são duas características que aprecio muito e que encontrei neste texto. Que tenhas muitos almoços com Deus para que possas partilhar connosco todos os seus ensinamentos.

1:17 AM  
Blogger Anna^ said...

Obrigada pela partilha de um almoço tão preenchido!

bjokas ":o)

10:58 AM  
Blogger Poor said...

Se fosse comigo era cá uma almoçarada!!!!:)
que belas respostas!

11:23 AM  
Blogger Rita said...

:o)

li tudo...

:o)

6:10 PM  
Blogger dinorah said...

Um beijinho...

8:48 PM  
Anonymous Anonymous said...

É Nesse Deus que Acredito e é a Ele que peço consolo e conselho. Não uma imagem vulgarizada e corrompida pelo mundo.

As tuas respostas são simplesmente encantadoras...

10:55 AM  
Blogger Raquel Vasconcelos said...

Decidi responder por aqui a este (semiconvite), já sabes... sou faladora, e que muitas vezs digo o que me vai na alma...


Qual era a ementa que Lhe sugerias e porquê?
Conheço-me, perdia o apetite e o raciocínio. Sou assim em qualquer ocasião especial e com Ele iria ser o mesmo. Calculo que aquilo que por norma eu mais gostasse no restaurante.

Que motivo teria Deus para querer almoçar contigo?
Acredito que me preparar para o que estaria estaria para vir, como um daqueles anjos de luz que nos envolvem no momento da transição.
Viria conversar comigo sobre o que precisava (eu) de deixar terminado e o que poderia ter feito melhor.
E espero... para me fazer acreditar que nem todos os meus erros eram irreparáveis.

Fazia-te perguntas acerca da Igreja. Que Lhe contavas?
A verdade sobre o que penso. E ainda assim tentaria dar-lhe os meus motivos, para que Ele pudesse retribuir-me com os seus. sabendo de antemão que Ele me conhece a alma e eu passaria a ter as minhas respostas...

Dava-ta a possibilidade de te concretizar um desejo. Que pedias?
Algo extremamente egoísta, que me perdoasse. E que tomasse conta daqueles de quem não fui capaz de tomar conta.

No final da refeição, pedia-te uma recordação. Que lhe oferecias? Os momentos de mais pura inocência que tive durante a vida.

Por fim, oferecias-Lhe um café com ou sem açúcar? Porquê?
Com açucar... como eu gosto... Deus não precisa de se preocupar com a linha, apenas de nos sentir verdadeiros.

Quem pagava a conta?
Eu... Ele seria visível apenas pora mim naquele momento (não por egoísmo... apenas pq é mm assim) e na vida paga-se o que se consome.

Quem vais sugerir (3 pessoas) para almoçar com Ele? E porquê?
Vou "aldrabar" o jogo e vou pedir-lhe a Ele que almoce com o meu ex-marido para que me perdoe, a minha mãe e o meu irmão, para que os possa ajudar da forma que eu não sou capaz...

8:42 AM  
Blogger Carla Santos Alves said...

Olá,

è a primeira vez que te leio e que te visito...estou arrepiada!

Parabéns

Carla

11:49 AM  
Blogger Salta Pocinhas said...

Não posso aceitar o teu convite, sinto-me pequenina depois de ler o que escreveste... Seria incapaz de honrar esse questionário.
Descobri-te por acaso e não tenho pejo em dizer-te que vou voltar, sem dúvida! Deixaste-me a pensar... E quanto aos teus filhos, não vou começar a dissertar, nem a dar conselhos. Digo-te apenas que o dia chegará, em que esses encontros serão amiúdes e o sorriso iluminará o teu coração, sempre.
Mas não desistas nunca de lutar por aquilo em que acreditas. Esse amor que escreves é tão bonito...
Se quiseres, aparece
Beijinho

4:19 PM  
Blogger xupeta said...

Andei aos pulinhos de blog em blog e encontrei vários blogs interessantes, incluusive de pais e mãe, e os seus filhos. Este gostei particularmente, pois pelo que percebi é divorciado e nem sempre está com os seus filhos. O que venho dizer é que o importante é o amor que tem por eles, pois o meu pai abandonou-me era eu recem nascida e até hoje nunca se lembrou de mim. Nunca mais.
beiinhos

12:09 AM  
Blogger DM em Caracas said...

Vou só responder a uma pergunta porque acho que falta aqui uma experiência positiva de Igreja.
3 - Fazia-te perguntas acerca da Igreja. Que Lhe contavas?
Que ao longo dos anos me tenho empenhado mais e mais na Sua Igreja, tenho procurado conhecê-la e que encontro cada vez mais coisas boas:
- cristãos empenhados em fazer deste mundo, o mundo que nos prometeste;
- movimentos de jovens e adultos, de leigos e consagrados, todos apostados em estar cada vez mais próximos dos que choram, dos que têm fome e sede de justiça;
- paróquias cheias de actividades para crianças, velhotes, doentes, casais, namorados, etc.
- padres, irmãos, bispos, cardeais, freiras e outros consagrados empenhados em falar de Ti e dar-Te a conhecer ao mundo;
Com defeitos? Claro que tem defeitos, nós, homens, pedras da Tua Igreja, ainda não Te conseguimos conhecer tão bem quanto gostariamos.

11:20 AM  

Post a Comment

<< Home