Monday, May 30, 2005

Reencontro

.


Depois do ultimo percalço, retomei o diálogo. Dando o tempo necessário para as coisas acalmarem, arrefecerem. Deixei-lhe uma mensagem. Que gostaria de estar com ele. Com o meu “amo-te”, sentido, no fim. Sou assim, quando amo, digo “amo-te!”, sem qualquer hesitação. Chamo-lhe “meu amor”, ou “amor”, quando o vejo. Abraço-o. Mesmo que, depois, nos zanguemos. À despedida, não me interessa o calor havido durante qualquer discussão, vem-me do coração, do sangue, “Amo-te muito, filho. Fica bem”. Já me vai devolvendo as palavras. “Eu também, Pai”.

Finalmente, acertámos na agenda. Jantávamos e íamos ao cinema. Depois, o cinema já não o seria, porque havia uma reunião com os amigos. Estive para anular o jantar, mas optei por não o fazer. Há lugar para o Pai e para os amigos. Ainda bem. No regresso, chegou atrasado ao encontro com eles. Confidenciou, “... sabem que fui jantar contigo e que nos podíamos demorar ...”. Como quem diz, "hoje, vão ter que esperar".

As coisas estiveram quase a dar para o torto. Primeiro, porque, mais uma vez, o que eu tinha vestido não era do seu agrado. Território marcado, “Podes dizer como gostarias de me ver vestido, mas não determinas como ou o que visto”. Ameaça de recusa e quase um regresso imediato a casa. Lá desistiu das suas exigências estéticas. Depois, queixou-se de ter eu arguido, em Tribunal, algo que nunca o poderia ser. De um ridículo e falsidade execráveis. Zanguei-me. Liguei à mãe, para que me confirmasse, na presença dele, de nunca ter eu arguido o favorecimento da relação maternal com a irmã (??), nem de o filho abusar das saídas à noite. O que andarão a falar em casa sobre o que se passa em tribunal, a um filho adolescente de 16 anos? Estranho este “mal entendido”. A ter existido, fica designado por manipulação. Suspeito que utilizam o que não se diz, para suprir problemas de autoridade maternal.

Finalmente, estávamos livres de tensões para jantar. Se gostei? Muito. O raio da matemática é que não vai ao sítio. Não gosta da matéria, diz-me. Reconhece que tem dificuldades, porque não estudou desde o princípio. Eu sei, na altura chamei-te a atenção para o acrescido nível de dificuldade desse 10º ano. Fui duro. Os obstáculos ultrapassam-se com inteligência. E que teria de optar, no que aos “gostos” respeita: “Ou gostas de passar o resto da vida a arrumar carros, ou a fazer algo de mais ambicioso, que te permita concretizar os teus sonhos e o projecto de vida”. Pois, em linha com a sua ambição.

Trocámos sonhos, realidades e angústias. O assunto da mota está a aquecer. "Que não sirva, nunca, para desobdeceres à tua Mãe. Quando não tiveres autorização para saires, por muito injustiçado que te sintas, cumpres com o que ela determinar". Vai trabalhar no verão, com crianças. Ganhar umas massas. Excelente. Ficámos de ir beber um “copo”, ao som de música ao vivo.

Queria um jantar a quatro, no dia do seu aniversário, já no próximo 23. Percebi que estava dividido, entre estar comigo, ou com a mãe. Preferia não se levantar da cama, nesse dia, para não favorecer nenhum de nós. Fiz-lhe ver que a reunião dos quatro não seria uma boa ideia, relembrando-o de que a Mãe não me fala, não me cumprimenta, e que se recusará a qualquer tipo de jantar a quatro. No que me toca, enquanto ela não alterar esse comportamento, não existe espaço para qualquer tipo de reencontro, a dois ou quatro, a não ser em ocasiões excepcionais ditadas por motivos de força maior. Ora, eu quero que, no teu dia de aniversário, te levantes feliz. Ou seja, se não puderes jantar comigo, chega-me poder dar-te um grande abraço e um beijo de aniversário. Vamos a isso. Próximo encontro? Algures no fim de semana, em regime de “navegação á vista”. Ou seja, com flexibilidade. “Amor, gostei de jantar contigo. Amo-te muito. Fica bem”. “Tu também, Pai”.

Regressei a casa com saudades dele, mais Pai. Obrigado, Filho.

.

46 Comments:

Blogger Eva Lima said...

A paciência dá mesmo frutos...Pai babado!!!
No aniversário não dá para almoçar com uma parte e jantar com a outra?

Beijinho de parabéns pela reconciliação.

12:46 PM  
Blogger Jolie said...

E são posts destes que nos aquecem a alma!

Ai grande pai como sabes sê-lo tão bem! Acho que ele ao já ir respondendo à tua despedida, revela que nunca duvidou do teu amor por ele! E sim... abusa do Amo-te que essas palavras nunca fizeram mal... antes pelo contrário!

Parabéns pai mais uma vez... e espero que o próximo encontro seja ainda melhor!

Beijinhos
Sandra

12:48 PM  
Blogger Salta Pocinhas said...

Ui a matemática, a matemática... Será sempre um bicho de sete cabeças, a menos que com perseverança e a ajuda de um bom explicador, se consiga ganhar pelo menos algum respeito pelo tema. Um bom explicador não é necessariamente caro, tem é de ser uma pessoa que ame a matemática e tenha a capacidade de passar um pouco desse fascínio ao aluno.
Ainda bem que correu tudo bem! O mais importante não é a qunatidade de vezes que estão juntos, mas sim a intensidade desses encontros.
Um beijinho e força!

12:50 PM  
Blogger Unknown said...

Adorei este post, vou guarda-lo nos meus doc, é fascinante. Beijo

1:00 PM  
Blogger Carla Santos Alves said...

Olá

...fiquei parada a pensar o que te escrever...
Repara...não sei os motivos da vossa separação...mas é normal nos aniversários dos filhos uma de duas coisas: ou jantam todos e fazem de conta que são uma happy family...o que eu acho de um cinismo atroz e acaba sempre mal...ou almoço com um e jantar com outro!...
Parece-me que és um excelente pai...se foste sempre assim não consigo perceber...porquê tanta angústia da parte dos teus filhos,quando estão para se encontrarem contigo, mas pelo que li ( sim já li o blog todo!) parece que quando estão contigo, e durante os primeiros minutos ainda trazem com eles um medo inexplicável que faças algo de errado...ou talvez que possas por atitudes dar "razão" ao que eventualmente a mãe deles lhes diga de ti...e tu também lhes transmites esse medo...age naturalmente como pai, não cedas o teu espaço o que é teu por direito!

Também és pai e pelo que nos dás a ler um excelente pai... a mãe tem ou deve perceber que os filhos também são teus e tu também precisas de espaço...

Não leves a mal este meu comentário tão pessoal

Beijinhos e coragem

Carla

1:09 PM  
Blogger Anna^ said...

O que aqui vou lendo já não me surpreende, quer pela emotividade quer pela sensibilidade .

Parabéns TSuP :)

e que esse dia de aniversário possa ser passado como aqui já alguém disse:almoço com um,jantar com outro.
bjokas e uma boa semana ":o)

1:54 PM  
Blogger sonia said...

é sempre tão bom ler textos assim, tão reais, tão sentidos.
Fico feliz por ter sido assim, e de certeza que ele tb.

Os proximos encontros de certo ja terão este como uma grande base para que tudo corra pelo melhor.

Beijinhos!

3:41 PM  
Blogger Maria João said...

Olá, Pai.

Já estou como a Annuska^- agora que te conheço,já não me surpreendem estes teus relatos. Agora, como sabes, ainda percebo melhor o que eventualmente poderá [ainda] estar a passar-se na cabeça dos teus filhos...e tu também percebes. Não te vou aqui estar a dizer "olha, faz assim, faz assado...", primeiro porque não precisas, depois porque estas coisas não vêm nos manuais. Sentem-se. E enquanto pais, cada um de nós sente os filhos de uma forma muito própria.
Um beijo. Fica bem.

4:08 PM  
Blogger Maria João said...

P.s. - e parabéns pela "pequena" vitória da tua preserverança!

--
E obrigado pelas visitas ao Reino fechado.

4:10 PM  
Blogger AnaBond said...

Já tudo foi dito. Subscrevo tudo... pena é todos os pais não serem como tu.

Um beijo de esperança...

10:25 AM  
Blogger PARTILHAS said...

Olá "Pai",
Fico muito contente de teres travado a cena, dele exigir vestuário... Mas, diz lá, levas roupa que já sabes que ele não gosta? Ou pensas em levar algo que ele goste e depois ele não gosta?

Eu cá quando vou sair, com quem gosto, esforço-me e bem, para que gostem de me ver nos trapos.

12:59 PM  
Blogger LP said...

Que dia bom! Tu mereces Pai! Beijinhos grandes

11:43 AM  
Blogger Anita said...

Ainda bem que a vossa relação está a tornar-se mais sólida, mais "filho e pai"!
Quanto ao aniversário, com certeza ele há-de querer passá-lo ctg também,nem que seja só mesmo para o abraço de pai...

Parabéns Pai mais uma vez!

*Jinhus*

11:56 AM  
Blogger Conceição Paulino said...

Deve ser uma coisa tramada qnd os pais n/ se entendem e aparecem manipulações (como os factos indiciam)..Pobres miúdos sujeitos a pessoas menos escrupulosas. E pobres pais (como tu) assim divididos. K continuem a trilhar esse bom e meigo caminho. MUita luz para os 2 2 restantes mebros dela precisados. Bjs e ;)

1:09 PM  
Anonymous Anonymous said...

Desta vez aguentei até quase ao fim... mas ñ consegui ler tudo sem chorar.
É um calor cá dentro sentir tão de perto mas ao mesmo tempo como um espectador por detrás do vidro aquilo que nos contas. É tão real que mostra-nos a cor da vida. Obrigada por isso.
Tu és uma inspiração, e faz sentido dizer-te isto neste dia. Desejo do fundo do coração que tudo corra plo melhor, com um pai fixe como tu, tenho a certeza que correrá!

um beijo *

1:11 PM  
Blogger Vilma said...

Apenas só um abraço! :)

3:02 PM  
Blogger Oumun said...

è bonito ver como as coisas se passam do outro lado... mas como eu entendo os teus filhos... especialmente o dia de anos... assim como o natal etc etc....
Não faço ideia das razões do teu divorcio , nem é isso que aqui está em causa mas eu acho que os pais deviam ser superiores a todas essas desavenças e fazer um esforço em nome dos filhos... é horrivel quando uma mãe passa os dias a condenar o pai e vice-versa . Infelizmente muitas vezes até as pessoas que dizem que os filhos são tudo na vida para elas se tornam egoistas e utilizam os filhos como armas de guerra! Pelo que leio sei que esse não o teu caso e ainda bem :)
Felicidades

3:30 PM  
Anonymous Anonymous said...

Uma vez sentido, tantas vezes partilhado.Enternecedor o seu texto.Passei por cá de novo, e, queria contar-lhe que desde tenra idade que me despeço do meu filho sempre da mesma maneira, desde esse antes em que ainda o carregava dentro de mim.Dizia-lhe: Te amo, te amo.Assim que começou a dizer as palavras com clareza habituou-se a responder-me da mesma forma.Acho até que sem perceber o real significado do que dizia, devia perceber que era alguma coisa boa, sempre que me podia ler o olhar.Hoje é um "código" nosso, e sempre que nos despedimos antes de adormecer, na ida para a escola, ao telefone, o te amo te amo é usado sempre duas vezes.E tão BOM!
Deixou-me feliz saber que se passou assim também consigo!

3:55 PM  
Anonymous Anonymous said...

Hoje, mto para lá de mãe, já experimentei ser filha de pais separados, numa época em q essa situação representava um estigma sufucante e nos desnorteava a emoção.

Então, os filhos tornavam-se excessivamente responsáveis e críticos e as filhas duramente estóicas e poéticas.

A Mãe restava desacompanhada e o Pai, que na época era, predominantemente, o transgressor, ficava à margem da pacata "normalidade" familiar e vagueava de encontros em desencontros, definitivamente arredado do quotidiano dos filhos.

Agora, desde a guarda conjunta ao conjunto de medidas civilizadas e acolhedoras que permitem desdramatizar a separação dos progenitores, a situação de desajuste e de exclusão entre pais e filhos pode ser menos gravosa e pode-se conseguir alcançar novas formas de relacionamento, cada vez mais adulto e despido de constrangimentos.

Aqui, nestas separações, há que aproveitar os minutos e as horas para poder dar novas dimensões ao tempo das comunhões e das compaixões.

Para tão só...
com admiração

7:35 PM  
Blogger Alda Benamor said...

Que lindo post!!! :) E que grande avanço, hã?

Bjs grandes!

10:13 PM  
Anonymous Anonymous said...

Ainda me faltam uns tempinhos para ser pai, mas já sou um filho criado, por isso fiquei espantado a ler algumas coisas aqui.
Parece que os meus pais, com 5 filhos, tiveram um trabalho muito mais fácil! Claro que o facto de o partilharem ajudou muito, mas nem sempre dá, não é?
Nós nunca nos lembrámos de meter o bedelho no que eles tinham vestido, não amuávamos (por mais de 15 minutos, pelo menos), não nos recusávamos a falar com eles, etc.
Parece que os filhos de agora, apenas poucos anos mais novos do que nós, já não sabem ser filhos!
Cada macaco no seu galho!
Caro TsuP: com a idade deles ainda levei uns bons raspanetes e castigos que só me fizeram foi bem! Ficar 1 mês aos 16 anos a pôr a mesa todos os dias por ter uma negativa foi remédio santo, já acabei o curso e foi a única negativa que tive em 17 anos de estudos! lol

11:07 PM  
Anonymous Anonymous said...

Tenho muita pena de si

Seus filhos não o respeitam
Sua solidão é imensa
Filhos fazem o que querem ( vamos a ver o futuro , pois parecem muito mal preparados )
Sua coragem, é pouca, pois tem medo de perder ainda mais seus filhos

Enfim

Acho que agora, é tarde, e parece faltar força a vocé . O que tem, é resistencia apenas, para sua dignidade nao sair machucada ainda mais

Acho que seu temperamento, um frouxo, o levou a esta posição

Seu filho nao respeita
Seu filho nao o admira
Ate escarnece de voce

Repare, que só mulher é que gosta de voce .. pudera, se voce cassase com uma delas, ia ser o babaca que mulher pobre gosta - submisso, mas sempre atento . marca posiçao mas não manda nada . obedece a tudo, e diz sempre algo para nao ficar semm honra

Deste genero, ai
" ok, pode violar, mas nao por tras . Quer marcar minha posiçao. Viola, mas so homem ... "

É isso que as mulheres pobres gostam . Dai ter sucesso com elas, mas nao com seu filho

E nao tem miudos aqui a dizerem "bravo "
nem outros homens
nem avôs

So mulherio mesmo, pois é muito froxo mesmo

Me diga , o que tem para mostrar a seu filho, que o faça ter honra em si ?
Como homem, como Pai ?

Pai, tem que ter sempre coisas pra filhos gostarem, e terem orgulho
Para serem um modelo

Me parece que ninguem gostaria de ter um filho, que viesse a ser como vocé ..

Alias, repare, que de suas mensagens, quem sai sempre mal visto, é seu filho .

Triste ..

discurso tipo : juventude é ma .. filhos nao liugam aos pais, nem sendo eles tao bonzecas como nos .

Mas falta muito, para dar uma imagem boa de si mesmo
So queixume, so queixume, e até inveja

Mas digo isto, para veer outro lado da questao, certo ?
Nao para aborrecer voce

Ate se ve que ama seu filho, e isso é muito bom, e salutar . Mas falta tudo o resto.
Tem que dar exemplo de pai , mesmo. Nao de desgraçadinho, que feito minhoca, ainda consegue demarcar seu território
Pai é leao
Pai ama mas é leao

Filho, quer isso de pai , tradicionalmente, e é assim desde pequenos .
Nunca lutou com seu filho, brincando
Sua postura, tem que mudar, ou passara a ser no futuro, o pobrezinho do pai, que filho vai levar sopinha, ou lanchar com ele ...

Nao terá mais direito a nada, pois ele nao te respeita, nem te admira por nada grande ..

E depois, dirá "eu fiz tudo ", quando nao fez

abraço, pai
mas nao seja frouxo
sei que seu feitio, sera dificil mudar, mas tente

abraços para todos

1:53 PM  
Blogger Tão só, um Pai said...

Caro anónimo brasileiro.

Agradeço a sua visita.

Mas não as suas palavras.

Não por mim. Conheço os meus filhos, conheço a mãe, conheço a família a que estão ligados.

Conheço a minha vida. Conheço as minhas vicissitudes enquanto pai.

Conheço o fosso que se cavou ainda mais.

Você fala em Pai leão, em exemplo de Pai, e acusa-me de "frouxo". Posso sê-lo. Mas prefiro ser um pai frouxo, a não ser pai de nada.

Agora, o que não gostei de ler, foram as palavras com que se dirigiu às mulheres, esposas e mães, que aqui me deixam uma palvra amiga e de alento. Muitas delas com as suas próprias experiências de de separação. Acima de tudo, todas elas possuem uma sensibilidade para esta questão, a dos filhos, que você, de certeza não tem e nunca terá.


Sabe, Pai não é Leão. Pai é Pai. Pai não é fera, é gente, é Homem, porque fez os filhos com amor. Quem faz os filhos com amor, trata a obra desse amor com cuidado. Com a autoridade necessária, quando é preciso. Na certeza de que nunca fez nem nunca fará tudo o que esteja ao seu alcance, pelos filhos.

É verdade. Filho pode ser malcriado. Quando isso acontece, é dever do Pai, de forma civilizada, coerente e firme, mostrar ao Filho que não gosta e não quer. Se calhar, você acha que Pai devia bater em filho. Este Pai não pensa assim.

Agora, os meus filhos não se drogam, são sociáveis, e têm uma vida quase normal de adolescentes.

Existe uma agressividade latente? É verdade. Mas é com essa que este Pai tem que lidar. Sem perder a compostura, nem a paciência. Com coerência, sem deixar quebrar o elo frágil criado por uma sepração. Acho que você não percebeu que existe, aqui, uma separação familiar. E nem sabe o que isso é.

De facto, temos uma grande diferença de perspectivas e, se calhar, de expectativas para os filhos.


TsuP

9:16 PM  
Blogger Eva Lima said...

Querido anónimo brasileiro,
estou piurça!!! Faço parte do mulherio que por aqui passa, sempre, e não gostei das suas palavras em relação a nós.
Em primeiro lugar gosto mesmo deste pai. Pai presente, que o quer ser mais, que tenta e por vezes consegue, estar presente. Pai com erros e virtudes.

Não sou mulher pobre. E de espírito podes ter a certeza que não. Sou uma mulher normal, mãe, esposa, profissional, que gosta, confesso, de homens sensíveis aos problemas dos que o rodeiam e da humanidade em geral.

Não gosto de homem que cospe no chão, que bate nos filhos e na mulher, que vai para o futebol com os amigos e deixa a família sozinha. Não gosto de homens ignorantes, brutamontes e com barriga de cerveja.
E já agora não gosto de homens convencidos da sua infalibilidade de macho.

11:12 AM  
Blogger Euroafricana said...

Um grande abraço ao pai e ao filho!
bjos!

4:19 PM  
Anonymous Anonymous said...

anónimo nada caro

Desculpa cara, mas o teu texto está mal escrito e é difícil de ler por um português de PT.

Desculpa cara, mas as tuas ideias não estão bem explicadas e não se percebe se queres ofender ou animar.

Desculpa cara, mas se era ofender que pretendias, o autor do blog não te deu espaço para isso.

Desculpa cara, se era animar, não é assim que se faz e ninguém te entendeu.

Desculpa ainda, porque rei leão é comparação de desenho animado para criança e ninguém de bom coração quer ser leão, mas homem bom.

Desculpa também, mas se julgavas que sabias falar dos filhos, eles não te pediram procuração e espalhaste-te em cheio.

E, ainda, desculpa lá, mas pareces perceber pouco de mulheres, ou acaso estás a disfarçar?

6:29 PM  
Anonymous Anonymous said...

Subscrevo o que António disse.
Anónimo, por favor, refaça lá essa redacção e dê luz à sua imaginação.

Lembre-se de que no Brasil se diz dos 'espaçosos' : Deixa estar jacaré que a lagoa há-de secar.

6:33 PM  
Blogger Anna^ said...

Venho deixar uma bjoka a este PAI...ora pois claro que sim...faço parte do mulherio...
Ai ai TSuP,perdoa-lhes q eles não sabem o que dizem!

bjokas ":o)

12:51 AM  
Blogger Maria João said...

TSUP, venho aqui deixar um beijinho para ti.

Quanto ao "camarada" do lá de lá do mar, olha, não precisas de advogado, não precisas que diga mais nada, chegaste bem - até porque, no fim daquilo tudo espremido...enfim, de jeito sobrava pouco ou nada...

Quanto ao epíteto com que o "camarada" presenteou as visitantes, nas quais me incluo, por acaso, a não ser em termos monetários (raios partam o euromilhões), não enfio a carapuça.

Este "chapa" deve ter tanta sensibilidade e experiência de vida como homem, marido e pai como uma lata de atum...

Enfim, eu por mim falo, aprecio um homem que tenha a sensibilidade que tu demonstras para estas questões e mais, que seja homem suficiente para as assumir em público.

"Querido anónimo" do brasil...tenho uma novidade para ti, pá: ser macho não é deixar a unha do dedo mindinho crescer para auxiliar à higiene diária, arrotar em público, aviar nos putos e na maria porque sim e porque não, género "pai de sofá", topas?

Ainda tens umas cenas para aprender...olha, passa por cá e vai vendo o que diz este PAI...pode ser que aprendas qualquer coisita...o que duvido, pois o teu caso parece ser já irreversível...

TSUP,

Fica bem!

9:43 AM  
Blogger Maria João said...

Ah, e um cumprimento ao teu visitante António, cujas palavras subscrevo inteiramente!

9:45 AM  
Anonymous Anonymous said...

Oi Oi
Obrigado por responderem .

Desculpem não terem entendido o que disse , rsrsrsrs

Mas eu explico


Será que posso discordar ? Será que posso dizer o que penso ?

ehhh reconhço que o pai sozinho gosta do filho, mas na minha opinião é frouxo - ou mole, ou outra coisa que queiram chamar .


Achava que em Portugal se podia discordar das pessoas , mas pelos vistos não

Triste, quando se fala de filhos.

Desconhecia que esse pai era modelo de Pai legal, em Portugal .

Já agora : impressão minha, ou esse pai, que vocés tanto admiram, só se queixa até dos filhos ?

puxa - tem gente c ega, mesmo


Compreendo, vossa comprêensão é só emocional . Tem pena do pai, e toca a ler, como dramalhão de livro .
Mas essa defesa não tem nexo, quer pelos atos e pelos resultados (filhos até gozam com ele, o pai , até com roupa ) , e resultados

olha, vou explicar ainda melhor : houve um cara aí, que falou que eu nem ofendia, nem incentivava . Puxa, essa conversa babaca provou o que eu dsse : só coisa emocional. Ofender é emocional. Incentivar é emocional. Ouve, escrevi isso para alertar para educar . Valeu ?
Nã é conversa emotiva, não É para ensinar aí a compreenderem o que escrevem e não pensam .

Escrevi para ensinar ele, e o pessoal aí .
Valei ?

ainda não perceberam ?
Esse blogue, que voces acham tão bom, é só a dizer mal do filhos, só se lamentando, só dramalhã0 .

É isso que defendem para os filhos ? Como pais e mulheres ? Puxa, eu não,

e acho o pai meio legal, mas frouxo. Mas deixem para lá, pois pelos vistos metade dos portugueses são ainda mais frouxos

3:20 PM  
Anonymous Anonymous said...

cara

Que pretensão a tua, vires ensinar, com uma conversa babaca, nada menos que o pessoal TODO.

Será que não querias dizer Portugal inteiro?

Mas teres regressado teve mérito para te conhecer melhor. Como diz o Péricles e o Millör, és um verdadeiro espécime de "Amigo da Onça" e, só por isso, mereces a minha admiração (e muita atenção).

Valei? (O que quer isto dizer?)

5:50 PM  
Blogger Tão só, um Pai said...

Brasileirão (eu até acho que você nem é brasileiro ou, se calhar, brasileira, "valei"?)

1. Você OFENDEU. Ofendeu os que aqui comentam e escrevem. E isso acabou!

2. Aqui ninguém fala mal dos filhos. Apenas dos problemas qu se têm com os filhos. Vôcê não sabe ler!

3. Aqui não se escrevem dramas ou dramalhões! Aqui escrevem-se e descrevem-se situações duras. Você não tem capacidade para entender isto.

4. Quando souber ou quiser comentar de forma construtiva, comente, discorde - MAS NÃO OFENDE!

5. ENTENDEU?

4:19 PM  
Blogger Cláudia Félix Rodrigues said...

Gostei muito de ler o teu texto. Lembra-me a minha adolescência. Penso que todos os adolescentes são irreverentes. Até eu que era considerada uma miúda certinha, o fui. Ah, se fui!
Sou filha de pais divorciados qdo eu tinha 3 anos. Sei o que é. Sei as culpas que meti nos dois (e q por vezes ainda meto). Mas sei que fizeram o melhor que sabiam. E sei que hoje fariam de forma diferente.
O que interessa mesmo é que faças o melhor que sabes quando o tens que fazer. Um beijinho de Luz

5:53 PM  
Blogger Night said...

Mais uma vez deu-me um prazer imenso ler a tua história, parabens

12:05 PM  
Blogger Xuinha Foguetão said...

Só para deixar um beijinho a um pai tão especial...
Todas as palavras me parecem pequenas!
Espero que esteja tudo a correr bem!
Beijos.

11:05 PM  
Blogger Tão só, um Pai said...

Brasileiro (portuga emigrante blá blá blá),

É-me indiferente se me acha frouxo, ou não.

Mas você continua a insultar quem me visita.

Por isso, apaguei o seu comentário.

Se quiser acrescentar algo construtivo à forma de lidar com estas situações, pode fazê-lo ou aqui, ou por e-mail, para taosoumpai@hotmail.com

Mas, como ainda não foi capaz de o fazer, provávelmente não terá muito a acrescentar ao que já escreveu.

Concedo-lhe o benefício da dúvida. Fico à espera.

2:59 PM  
Blogger Ana Luísa said...

Só agora li este post. Adorei a forma como toda a situação foi descrita bem como a forma como resolveste o assunto, sempre tão delicado. Não deve ser fácil partilhar e/ou dividir a presença e o afecto com "ambas as partes". Creio que resolveste tudo duma forma mais que equilibrada e 'justa' (se é que há justiça nestas situações)...
Connosco é (+ou-) assim.
O aniversário do L. depende do dia da semana a que 'calha'. Se for ao fim-de-semana, faz-se lanche ou jantar c/o pai e vice-versa. Se for de semana, como este ano, o R. foi buscá-lo para lanchar connosco, entregou-o à mãe para jantar e depois fizémos-lhe uma festa no Sábado a seguir.
Em relação aos comentários anónimos, o melhor é ignorar. Não vale a pena perder tempo com pessoas frustradas e infelizes que nem dão a cara. Pior que passar por uma separação e não estar com os filhos é nem sequer ter começado: não se ter tido uma relação e não se ter tido filhos, não ficar um pouco de nós no nosso planeta...

3:58 PM  
Anonymous Anonymous said...

TÃO SÓ 1 PAI

NÃO CHEGUEI TARDE ... pq verifico q ainda ñ cumpriu o q ameaçou fazer ao anónimo brasileiro.

POR FAVOR, peço-lhe q ñ apague tal peça de antologia. Seja por respeito pela diversidade ou pela javardice mas, principalmente, pela liberdade na net, pela qual o JMV se bate e tão bem cumpre.

Sobre casos semelhantes a estes, há 1 blog mto interessante, q visito e comento, do Prof Rogério Santos da UC, onde se desenvolve actualmente o tema da deontologia da blogosfera:

http://industrias-culturais.blogspot.com/

2:50 PM  
Blogger Tão só, um Pai said...

Antóno E&E,

Não apaguei os dois anteriores, mas apaguei o último. O anónimo brasileiro continuou a denegrir a imagem da mulher.

3:20 PM  
Anonymous Anonymous said...

Tsup

Terá tido razão, certamente.
Não cheguei a ler o post aparvoado e... o blog é seu.
Fico admirado com a insistência da sacanagem, o q ñ tem acontecido no blog de q lhe falei e na generalidade dos q visito.

Melhores cumprimentos

3:53 PM  
Blogger Tão só, um Pai said...

António,

Posso fazer um forward do registo em e-mail do último comentário do brasileiro, a quem mo pedir.

Já dei uma leitura ao Guia Ético.

Para quem o quiser consultar, está em

http://oquesepassa.no.sapo.pt/carta%20%E9tica%20e%20t%E9cnica.htm

O acesso também pode ser efectuado por aqui:

http://ouve-se.blogspot.com/2005/06/dois-anos.html

5:00 PM  
Anonymous Anonymous said...

tsuP

Enviar-lhe-ei 1 mail a pedir o tal post para um estudo q estou a fazer.
Acho o Guia Ético um bom trabalho, utilíssimo e digno de parabéns pela oportunidade, como lá referi.

5:39 PM  
Anonymous Anonymous said...


PAI SOZINHO

NÃO MINTA
NEM ENVIE COISAS FALSAS

VOCÊ ESTÃ MENTINDO , E ESTÃ ENVIANDO COISAS FALSAS, QUE EU NÃO ESCREVI

E QUEM ME CHAMA COVARDE, QUE ESCREVA SEU NOME, EHEHEH

SOU EU UNICO ANÕNIMO ? NÉEEEEEE



QUANTO AO RESTO, ALÉM DE FROUXO, VEJO QUE É COBARDE, E QUE NEM QUER SABER DE SEU FILHO, SÓ DE DIZER MAL DELE

POIS EU OFERECI AJUDA NO MEU ULTIMO POST, E MESMO QUE NÃO QUISEZE, PODIAM OUTROS PAIS E MÃES QUEREREM

VOCÊ APAGOU

MAUUUUUUUUU PAI, E MAU CIDADÃO

(pode enviar suas mentiras, para quem quiser, mesmo dizendo que fui eu que escrevi - afinal, toda a gente vé que você só se queixa de seu filho , e apaga os posts que dizem a verdade - mau pai e mau cidadão)


DEIXE MEUS COMENTÁRIOS, POIS SE VOCE NÃO GOSTA, OUTROS PODEM GOSTAR E QUERER AJUDA PARA SEREM BONS PAIS


TENHA CORAGEM, E NÃO APAGUE ESTE

5:15 PM  
Blogger Tão só, um Pai said...

Olá pretenso portuga emigrante.

Você voltou? Ou deve gostar disto, ou prepara-se para aprontar alguma. A ver vamos.

Já vi que, desta vez, não insultou as minhas visitas. É uma pequena melhoria. Vai ver que, aprender a portar-se convenientemente, não lhe custa muito.

Então o meu caro quer ajudar? Claro, faça-o aqui, em comentários, mas tenha o cuidado de não insultar ninguém, ou é apagado.

Se quiser, forneço-lhe uma cópia das barbaridades que escreveu no seu comentário apagado. Vá, não tenha medo, crie uma conta de e-mail qualquer e eu devolvo-lhe a prosa.

Porte-se bem, e um abraço.

8:48 AM  
Blogger Histórias Soltas said...

N sendo filha de pais separados embora as vezes o desejasse, tal n e a queda do telhado, os seus textos prenderam-me e embora n sabendo o motivo pq (nem me interessara certamente)se separou vejo o garnde carinho q sente pelos seus filhos e a falta q estes lhe fazem
Força

12:50 AM  

Post a Comment

<< Home