Friday, June 24, 2005

Obrigado, por existires.

“Olá, Amor grande”.
Um abraço longo. “Parabéns, filho. Obrigado por existires”.
Fez questão em dizê-lo, “Obrigado, Pai. Parabéns para ti, também, por me aturares estes dezasseis anos”.

Recordo-me, com esta idade, cheio de ideais, sonhos e juízos apriorísticos que o meu pai, pacientemente, foi rebatendo e confrontando.

Não me lembro do que fizémos nos ano passado. Tinham passado três meses desde a “fuga das galinhas” (quando saíram de casa, sem aviso). Sei que, no fim de semana seguinte, organizámos um bolo de anos, com a minha família.

Este ano, eu estava doente, depois de ter passado um dia cheio de dores de estômago. Maldita úlcera. Ele, pouco melhor do que eu, após um jantar com o grupo de amigos, que se estendeu para além da meia-noite, por forma a celebrarem o seu aniversário no dia certo.

Saí da cama, tinha que ser, era a minha oportunidade, uma vez que a Mãe também organizara um jantar de aniversário na casa dos avós maternos. A respeitar. De resto, a regulação do poder paternal estipula que assim seja. "Sem prejuízo de outra coisa que venha a ser combinado entre os pais", claro.

O problema foi contactá-lo, porque dormira em casa de um amigo. Ah, mas conseguimos ir à fala e, dali a meia hora, encontrámo-nos.

Muita a conversa por pôr em dia. Muita calma e maturidade, por parte dele.
Pai, este gajo está a ficar homem, pá! Falámos num primeiro planeamento das férias que, este ano, terão lugar na “zona de residência”, com algumas incursões de média distância. Dos namoricos, que mudam de mês a mês, das expectativas de admissão ao trabalho de verão e … da minha vida. Ora bolas. “Namoradas?”, respirei fundo, “… sabes, não são bem namoradas, são amigas, de quem gosto muito, com quem costumo e gosto de sair, de me encontrar. Nesses momentos, não sinto a solidão. São pessoas muito importantes na minha vida. É claro que também tenho amigos”. “Isso é muito bom, Pai”. O que fará ele, quando me vir com uma "amiga"?. Adiante.
Finalmente, acordámos num bolo com a minha família, para este sábado. "Fala à tua irmã e combina com a mãe o passeio do cão, para que durmam lá em casa". Anuiu.

Findo o almoço, visita aos avós paternos. Lá lhes explicou que passara de ano lectivo, o que muito os alegrou. Prendinhas para o netinho, espanto por já estar da altura do Pai, “e nunca mais paras de crescer, rapaz”.

Já a levá-lo a casa, pigarreei, aconselhei-o a ter sempre na carteira um “anti-conceptivo”. Aqui para nós, estes moços e moças, ás vezes, perdem o estribo, principalmente naqueles dias em que se armam em adultos e provam um copinho a mais. É claro que não quer. Ora, nenhuma novidade, a desta recusa. Mas sei que ouviu e vai pensar no assunto. Quem sai aos seus ...
Despedidas? Outro abraço de gente. "Amo-te muito, fica bem". Foi assim. Um dia, talvez me despeça com um "até já", ou "até logo". Já lhe pergungei, "Quando é que arranjas uma namorada que more ao pé de mim?". Riu-se, "Yá! Dava-me jeito ir lá a casa". Pois bem.

12 Comments:

Blogger Zu said...

Fiquei a sorrir com este teu texto. Pelo que contas, com o que contas. Parabéns a ambos!

2:31 PM  
Blogger Eva Lima said...

Quando é que arranjas uma namorada que more ao pé de mim?". Riu-se, "Yá! Dava-me jeito ir lá a casa".
Essencialmente se tu estivesses no Japão nessa altura...

Parabéns!
Melhoras para a úlcera.

2:43 PM  
Blogger Tão só, um Pai said...

Eva, Eva, ora. No Japão? Ele tem o quartinho dele, o pai fora de casa por dez horas, e que ainda por cima é do mais flexível que existe. Nos meus tempos, isto seria um ... um "antro de libertinagem".

3:04 PM  
Blogger Cláudia said...

Muitos parabéns. :o)
Beijinhos mimados.

3:10 PM  
Anonymous Anonymous said...

Parabéns! A ambos!
O teu filho parece estar mais tranquilo, mais seguro de si, e tu dele, verdade?
Olha, um beijinho aos dois e as melhoras da "úrsula"!

3:25 PM  
Blogger LP said...

Beijinhos grandes de parabéns ao pai e ao filho!

3:36 PM  
Blogger Ana Luísa said...

Parabéns a ambos. Pelo aniversário, pelo bom relacionamento e pelas "boas conversas".
Cada coisa tem o seu tempo e creio que, tal como já foi comentado, quando menos esperares e duma forma 'natural e espontânea' essa "amiga" especial aparece e vais ver que será uma boa companhia para ti e para os teus filhos que estão a crescer e que terão a sua vida... Se não aparecer ninguém "especial", paciência! Tu é que sabes da tua vida e como te sentes mais feliz...
Votos de melhoras!
Bjs e até breve :-)

9:36 PM  
Blogger Anna^ said...

É bom poder ler-te assim,sentir-vos felizes e "entrosados" como dois grandes amigos! :)

Parabéns ao filho por mais um aninho e parabéns ao pai pela maneira como tem aguentado o "barco" :)

bjokas ":o)

ps-ah e as melhoras prá "ursa"

11:58 PM  
Blogger Cláudia Félix Rodrigues said...

Mesmo quando lhe disseres "Até já" , não deixes de lhe dar o abraço de Coração aberto e de dizer "Amo-te muito". Eu estou a reaprender a voltar a esse ritual com a minha Mãe. Não me lembro se algum dia o tivemos, mas sei que agora, com 31 anos, me sabe maravilhosamente bem. Um beijinho imenso.

2:50 PM  
Blogger Night said...

Uma conversa de pai para filho... de dois amigos... dois solteirões, hehe gostei de ler
Um abraço!

6:12 PM  
Anonymous Anonymous said...

Fogo muita sorte tens tu.
Eu e meus filhos, como a minha ex mulher não dá acordo, é raro ve-los.

O poder Paternal diz que posso ir buscar de 15 em 15 dias, mas chego a casa dela e nada, e depois é tribunais e nada .

1:32 PM  
Anonymous Anonymous said...

Very cool design! Useful information. Go on! warrented surveillance costs Midland board of realtors Dialup networking password Gang bang sqaud samples

8:42 PM  

Post a Comment

<< Home