Thursday, July 28, 2005

Trocas

Um CD para oferecer no aniversário duma amiguinha.
“Pai, já falei com a mãe, ela diz que sim se tu e ela pagarem a meias”. E quanto é que é? “Dá 12 euros a cada um”. Cinco contos por um disco? ... Ainda se queixam da pirataria. "Tábem!". Fomos à Fnac.

O tal CD estava mesmo á vista. Aqui para nós, o conteúdo não vale um terço do preço mas, enfim, assunto resolvido, e fomos descobrir outras novidades de real interesse. Aahhhhh, aquela colecção dos Led Zeppelin ... Uiiiiii, tanta coisa boa dos Lynyrd Skynyrd ... contem-te, galego, que a vida não anda para desmandos. “Filhinha, não queres oferecer um disquinho ao Pai?” … pois, ainda não será desta.

Fui obrigado a ver e conhecer as novidades que haviam no separador da Brittney Spears. Desavisadamente, lembrei-me, “ó jeitosa, sabias que o marido dela vai filmar o parto para depois vender o vídeo?”. Bem, o que lhe fui dizer … Lá veio a metralha de perguntas, “Como é que sabes?”. “Li numa resvista que estava no consultório, numa dessas para mulheres e miúdas”.
Quis à força saber o título da revista, para o que me foi dando sugestões mas, eu ia lá fixá-la? Já me chegara a seca da espera. Aliás, tinha sido uma tormenta. Nunca me sentara em cadeiras mais desconfortáveis, nem no café mais humilde. Claro, às tantas, já a pilha de revistas estava lida.
Ah, pois, o parto da Brittney. Tive de convencer a filhota para acabar com o interrogatório. “Porque não vais à net?”. Murmurou qualquer coisa, tinha a ver com o “inglês”. Adiante, que já fizémos a compra e regalámos os olhos.

Ora bem. No dia seguinte, descobriu que a aniversariante já tinha o dito CD. Haveria que trocá-lo. No domingo, depois do almoço (o meu, porque, para eles, ainda era o “pequeno almoço”), “Ó menina, vamos lá trocar o CD, depois não temos tempo”. Espreguiçou-se no sofá, toda gatinha, não lhe apetecia, queria ver televisão, se eu não podia ir sózinho … "Eu, sózinho? Olha, olha! A amiga não é tua, não é a prenda que tu escolheste? E eu não estou, já, a oferecer-me para choffeur? E, mesmo assim, querias que fosse sózinho? Granda lata … Olha, ou vamos agora ou, então, combinas com a Mámi”. Tal era a preguiça. Ficou de resolver o asunto com a Mãe.

Certo, telefonou-me logo na segunda-feira, com aquela vozinha aflitíssima, num tom baixíssimo e choramingoso, qual Madalena arrependida, “a Mãe diz que não tem carro, disse que eu tinha de combinar contigo, podes ir, Pai, podes?”. "Hum … então, e agora? Hã? Eu bem te disse … (cá o marujo, de voz grossa, a render o peixe e a fazer-se caro) … Bom … deixa lá ver … só se for hoje à noite". “Que bom, pai, que bom! E a que horas?”. “Hum … só lá para as nove”. Combinado.

Por acaso, até a fui buscar uma hora antes. Fizemos a troca mas, desta vez, por um cheque-disco. Gato escaldado ... Propus-lhe, então, irmos dar uma “olhada” à Sport Zone e, embora contrariada, concordou em acompanhar-me. Mostrou-me uma toalha de praia, “Gostava tanto de levar esta à festa de anos” que, neste caso, vai meter piscina o dia todo. “Não gostas, Pai?” “Filha, é lindíssima! Mas, quanto custa? Ena, estes tipos abusam, é caríssima. Se calhar, há igual na feira e muito mais barata”. “Não me ofereces Pai?”. “Amor, agora não posso. Além disso, o pai esqueceu-se do cartão multibanco no carro”, o que era verdade. Nem insistiu mas, bolas, ficou mesmo triste. Fomos ver os biquinis, experimentou um, de que desistiu, “por ser demasiado cavado aqui (apontando as nádegas), para a minha idade”, e passámos em revista o resto da loja. Coisa curiosa, apesar de não haver qualquer problema em poder gastar do seu dinheiro num biquini, o mesmo não acontecia em relação à toalha. Já no carro, para regressarmos, voltou a mergulhar naquele silêncio de tristeza e desolação que, desta vez, me doeu a sério. Bolas, Pai, que se lixe, é por ela, paciência. “Amor, vamos lá ver a toalha”. Foi indescritível o seu ar de felicidade e eu senti-me, nessa noite, o Pai mais feliz do mundo. E o menos sensato. Claro, fomos dar mais voltas, para “ver coisas”. Ui, tão tarde, vá lá, tá na hora. Quase às onze, deixei uma menina de felicidade à porta da Mãe.

Em conversa posterior, a Mãe confidenciou-me não ter a nossa filha sido autorizada a gastar do seu dinheiro “naquela” toalha, por já ter duas novinhas em folha. No entanto, não se opunha nem criticava a oferta, bem pelo contrário. De qualquer modo, não perdíamos nada em nos informarmos sempre que surgissem este tipo de situações. Não que o acontecido o tipifique a cem por cento mas, para que não ocorram daquelas em que, “se um pai não dá, vou pedir ao outro”, seria conveniente estarmos mais “a par”.

Concluindo, vale sempre a pena voltar à loja, para trocar algo. Às vezes, troca-se muito mais.

20 Comments:

Blogger LP said...

Essa comunicação está mesmo a melhorar... que BOM!

Beijinhos grandes

12:15 AM  
Blogger Ana Luísa said...

Um olhar e um sorriso dizem tudo... E isso não tem preço :)
O que importa é que a tua filhota ficou feliz e que as cumplicidades vão crescendo...
A propósito da B. Spears, ontem fiquei "parva" com um programa no canal VH1: uma rapariga fez plásticas aos 'papos' dos olhos, às bochechas, ao nariz, aos lábios e ao peito para ficar super parecida com a 'querida' Britney!
Enfim...
Bjs

9:41 AM  
Blogger AnaBond said...

Fiquei com um sorriso nos lábios... parece-me que tudo está a encaminhar-se pelo bom caminho.

Fico feliz por ti, por ela, e por ela... a mãe.

11:15 AM  
Blogger Clara said...

As coisas definitivamente estão a melhorar! Não volta ao que era dantes, mas há-de conseguir-se um ajuste digamos que perfeito, ou quase para todos.
Venha quem vier, esse vosso diálogo só vai melhorar a forma de interagir com os teus filhos, em todas as formas.
Faço votos para que continue a melhorar :D

11:46 AM  
Blogger PARTILHAS said...

Diz lá que o sol e o verão, não são amenizadores...
Que bom. Deliciosas essas trocas e partilhas, de sugestões, sem criticas...
"Eles" são danados...

12:45 PM  
Anonymous Anonymous said...

Trocas e baldrocas à parte, parece que as coisas estão a ficar melhor,não é assim?

A avaliar pelas "últimas" que tens publicado, as coisas, quer com a mãe, quer com os teus filhos, estão a começar a entrar nos eixos.

Ainda bem. Sinceramente, já merecias.

Um beijinho grande e bom fim de semana.

P.s. - Obrigado pela "nuvem" que deixaste no Reino!

4:29 PM  
Blogger Zu said...

Já o disseram: é bom ver a paz voltar.

6:41 PM  
Anonymous Anonymous said...

Quem disse que quem troca nunca é por algo melhor neste caso nunca se aplicaria...afinal uma troca valeu por mil sorrisos:)

12:40 AM  
Blogger Raquel Vasconcelos said...

Lá lá lá... oh pra mim a pensar algo que tu sabes o que é...
Ok...
Mas por vezes é realmente algo muito desejado e não custa nada dar um jeitinho :)

PS: mas é por estas coisas que eu n dava para mãe ou pai. Nos meus tempos pedir a um e dp pedir a outro (era fácil pq mm não sendo separados, o meu pai n dizia q n a nada) dava uma confusão tremenda. Estávamos expressamente proibidos, eu e o mano (q n cumpria sp que uma oportunidade aparecia).

3:08 PM  
Blogger Eva Lima said...

...o que uns olhares à Bambi fazem ao coração (neste caso tb à carteira) de um progenitor...

bjinhos

2:48 PM  
Anonymous Anonymous said...

Nenhum gesto de afecto tem preço. Um excelente texto. Muito observador com todos os pormenores. Abraço!!!

1:55 PM  
Anonymous Anonymous said...

estou a ver que ha mais dialogo! ainda bem fico contente!!
isso de um pai não dar e ir pedir ao outro dá imenso jeito! ihihhi sei-o por experiência própria, daí que seja sempre bom o dialgo entre os adultos! :)

9:25 PM  
Blogger Márcia Carvalho said...

Parabéns pelas trocas, todas!

3:58 PM  
Blogger Salta Pocinhas said...

Adorei ler!
Quanto ao gasto inesperado... o que nós não fazemos para os ver felizes! A minha piolhita no outro dia agarrou-se a um trolley cheio de brinquedos de praia mal entrou no supermercado. Apesar de já ter oito baldes e acessórios, o sorriso dela compensou (e muito!) os € deixados na caixa...

6:40 PM  
Blogger Cláudia Félix Rodrigues said...

Os meus Pais nessas coisas até parecia que viviam juntos. Sabiam sempre. Um dia o meu irmão, pediu um helicopetro ao meu Pai, o mesmo à minha Mãe e o mesmo a uma Amiga mto próxima da familia (em especial dele). Ele vivia c/ o meu Pai e sabia q o meu Pai ia com ele à loja comprá-lo. A minha Mãe e a Amiga tinham q lhe dar o dinheiro. Mas um dia a Amiga comentou com a minha Mãe ao telefone sobre o Helicóptro q ia dar ao Paulinho. A minha faz a investigação junto do meu Pai e... o puto estava a querer fazer ninho de dinheiro. Resultado: por se achar mto esperto, nesse aniversario não recebeu nenhuma prenda. Acção concertada pelos Pais e pela amiga da familia. Nunca mais repetiu a proeza Beijoquinha grande

4:29 PM  
Blogger Avozinha said...

Uiiii!!!

12:14 PM  
Anonymous Anonymous said...

uma bela história, um belo exemplo!
Parabéns
//(~_~)\\ um beijo da Titas
/

3:30 PM  
Blogger Afrodite said...

para quando o prazer da sua visita?
//(~_~)\\ um beijo da Titas

§(~_~)§ beijo da Afrodite

3:31 PM  
Blogger Afrodite said...

"Tão só, um Pai : eu nem sou capaz de responder a mais ninguém.
A moça sou eu. No Rio, há 3 anos.
E não estou nada de braços abertos feita parva.
Estou, isso sim, pronta a abraçar-vos".

//(~_~)\\ um beijo da Titas
http://titas.weblogger.terra.com.br/

§(~_~)§ mais um da Afrodite

2:30 AM  
Anonymous Anonymous said...

Boas a todos ..


Para ver assuntos práticos, sobre o que se passa em Portugal com Pais Separados dos filhos , devido aos Juizes (e tb ao comodismos de muitos Pais Homens, sejamos francos )
ver :

Associação 26-4, Pais Separados dos filhos à força

e ...

Noticias e outros sobre Pais e Filhos Separados



Para ver o site - blog, dos SUPER PAIS portugueses, podem ver
SUPER PAIS Portugueses
- Pais que lutam pelos direitos dos filhos, pelos deles, e pelas crianças maltratadas .

Mais que falar, importa acção ..


Pai Jorge , dos Super Pais (separados á força dos filhos )
ps - não posso vir a todos os blogs muitas vezes, por estar a ajudar num protesto Publico .
Por isso, se alguem quiser responder, por favor responder nos Super pais
Fiquem e Sejam SUPER

1:26 PM  

Post a Comment

<< Home